Cabo de instrumentação: o que é, aplicação e onde instalar
Em projetos elétricos industriais é muito importante selecionar o cabo com as características corretas para garantir a sua aplicação. Os cabos de instrumentação são utilizados neste ambiente para transmitir sinais elétricos de medição e controle entre equipamentos.
Eles são formados por fios de cobre eletrolítico nu e apresentam blindagem com material condutor que protegem o sinal transmitido contra interferências externas. Apresentam diferentes números de vias que podem ser escolhidas conforme a sua aplicação.
Hoje trouxemos um conteúdo completo sobre o cabo de instrumentação, com suas principais características e aplicações, confira!
O que é um cabo de instrumentação?
Um cabo de instrumentação é um tipo de cabo projetado para conectar instrumentos de medição, controle e monitoramento a sistemas de aquisição de dados, sistemas de controle e outros dispositivos.
O condutor é fabricado em cobre eletrolítico nu, um material que tem elevada condutibilidade elétrica. Possui encordoamento flexível e pode ser formado por pares (branco e preto), ternas (branco, preto e vermelho) ou quadras (branco, preto, vermelho e azul) de condutor, cada um destinado a transmitir um sinal específico.
São cobertos por uma camada isolante externa composto de PVC (Cloreto de Polivinila), um termoplástico anti-chamas que permite a aplicação do cabo na faixa de temperatura de 70 até 105º C.
Geralmente recebem uma camada de blindagem em fita de alumínio, com a função de proteger os sinais transmitidos de interferências externas. Junto a ela vem um condutor dreno de cobre estanhado que serve para realizar o aterramento.
Quais são as vantagens dos cabos de instrumentação?
As vantagens dos cabos de sinais estão ligadas às suas especificações que apresentamos acima, são elas:
- – Cabo flexível que permite sua instalação em bandejas, eletrocalhas, painéis elétricos e outros diversos locais;
- – Blindagem que garante que as interferências externas não atrapalhe a qualidade dos sinais transmitidos;
- – Identificação das vias em cores, que facilitam a identificação durante a instalação.
Como escolher o cabo de instrumentação?
A escolha do cabo de instrumentação adequado depende das características específicas da aplicação, incluindo a distância entre os dispositivos, os tipos de sinais transmitidos e as condições do ambiente.
Para garantir sua eficiência e segurança, o cabo de instrumentação deve seguir as normas de fabricação NBR 10300 e a NBR NM 280. É importante selecionar o cabo correto para garantir a qualidade das medições e o funcionamento confiável do projeto.
Além disso, é preciso considerar:
- – O número de vias necessárias (quantidade de pares);
- – A resistência mecânica e elétrica dos materiais usados na fabricação do cabo;
- – A flexibilidade que o cabo precisa ter para a instalação;
- – A temperatura de operação (é geralmente encontrado em regime de 70º a 105ºC);
- – Os tipos de conexões nos dispositivos de medição e controle;
- – Espessura e diâmetro conforme a capacidade de transmissão de sinais;
- – Material de isolação;
- – Blindagem, que pode ser individual para cada par de condutores ou geral, para todo cabo;
- – Se o fabricante possui certificados de qualidade e laudos de ensaios do material.
Conheça os tipos de tomada industrial, suas características e aplicações.
Onde instalar o cabo de instrumentação?
Os cabos de instrumentação, também conhecidos como cabos de sinais, são usados em uma variedade de aplicações industriais, controle de processos, laboratórios de pesquisas e outras áreas onde a precisão e a confiabilidade das medições são essenciais.
Podem ser instalados entre dispositivos e instrumentos com a função de transmitir sinais precisos e confiáveis de processamento como medição de temperatura, pressão, fluxo, nível, pH e outros parâmetros físicos.
Cada aplicação pode ter requisitos específicos de instalação, portanto, é importante consultar especialistas em cabos, engenheiros elétricos ou profissionais de automação para garantir que os cabos de instrumentação sejam instalados de maneira adequada e segura para atender às necessidades da sua aplicação.
Qual é a diferença entre cabo de instrumentação e cabo de controle?
Os dois tipos de cabos são utilizados em aplicações industriais e automação para transmitir sinais, por isso muitas vezes eles são confundidos por pessoas que não entendem muito sobre o tema. A principal diferença entre eles está na finalidade e nos tipos de sinais que eles transmitem.
Enquanto os cabos de instrumentação são usados para medições de alta precisão e transmissão de sinais de baixa tensão, os cabos de controle são usados para transmitir sinais de controle e energia elétrica em sistemas de automação e controle industrial, como sinais de ligar/desligar, sinais de comando e outros.
Isso está ligada a sua característica de blindagem. Os cabos de instrumentação possuem essa proteção externa que protege os sinais contra interferências eletromagnéticas e garante medições mais precisas e confiáveis. Já os de comando, nem todos possuem.
Aqui no blog da Conduscamp você fica informado sobre os principais assuntos envolvendo instalações elétricas, tipos de cabos e componentes elétricos para aplicação em projetos residenciais e industriais!
Aproveite para aprender tudo sobre a iluminação industrial neste guia completo que preparamos para você.