(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

Capacímetro: o que é, funcionamento e utilização do aparelho

O capacímetro é um dos principais instrumentos de medição elétrica do mercado, e sua utilização é fundamental para garantir medições precisas e seguras em diversos trabalhos e aplicações. Se um profissional do ramo elétrico precisa de capacitores exatos para a construção de um circuito, por exemplo, tem o capacímetro como uma ferramenta indispensável.

Embora esteja principalmente associado aos capacitores, o instrumento na prática está envolvido em uma série de componentes eletrônicos. Toda capacitância elétrica, grandeza importante para vários dispositivos elétricos, pode ser medida por essa ferramenta, o que a torna indispensável para vários tipos de aplicações nesta área.

O que é o capacímetro?

O capacímetro é um instrumento de medição que mede grandezas elétricas chamadas de capacitâncias, que representam a quantidade de energia que um instrumento ou dispositivo elétrico é capaz de armazenar. Este é um recurso indispensável para várias oficinas, profissionais e aplicações diversas no ramo da elétrica e eletrônica.

capacímetro

Muitos diagnósticos para circuitos e detecções de possíveis falhas são possíveis graças ao uso do capacímetro e sua constatação precisa. E até mesmo análises prévias realizadas para prevenção podem utilizar este instrumento, especialmente antes da instalação de um capacitor novo ou qualquer peça de um circuito.

Qual a função do capacímetro?

O capacímetro, como comentamos, está associado à medição de capacitâncias elétricas, que representam a quantidade de energia armazenada em relação a sua diferença potencial. De modo geral, mede a quantidade de energia que um instrumento pode segurar e soltar em determinadas situações.

Esta é uma função que, na prática, pode ser adaptada para inúmeras situações, serviços e até mesmo trabalhos diferentes. Por exemplo, por meio do capacímetro é possível analisar as condições de um capacitor, ou mesmo de um circuito inteiro.

Cabos, instrumentos e dispositivos inteiros podem ser analisados pelo aparelho. Além disso, o instrumento é utilizado na realização de diagnósticos que visam identificar problemas na manutenção de dispositivos e até mesmo em manutenção preventiva. Este é um objeto que encontra várias aplicações práticas no mundo da elétrica.

Como funciona o capacímetro?

O método de funcionamento de um capacímetro depende de fórmulas complexas, onde o principal objetivo é verificar como um instrumento de natureza capacitiva consegue agregar energia. Para realizar esta medição o instrumento conta com receptores e medidores que são plugados em um dispositivo para medir sua capacitância.

Para realização desta análise, o capacitor primeiro capta a corrente elétrica do capacitor e então aplica uma determinada tensão. A partir daí a ferramenta começa a verificar se a corrente é suportada pelo capacitor e qual o tempo em que o instrumento irá segurar toda a energia aplicada.

Ao analisar os resultados, é possível determinar se o capacitor funciona de maneira correta e é capaz de armazenar a energia ou não. Lembre-se de que este tipo de análise não é apenas possível e recomendada para capacitores antigos ou que já estejam com suspeita de problemas.

Mesmo capacitores novos podem passar por um capacímetro para verificar sua integridade e se os valores suportados pela sua capacitância são reais. Caso o aparelho acuse que não, significa que ou o capacitor está quebrado de fábrica, ou que sua qualidade é inferior daquela declarada por seu fabricante.

Como usar o capacímetro?

Para realizar medições com alta precisão com o capacímetro é necessário utilizar as duas pontas do aparelho, cada uma é indicada para um dos terminais do capacitor: negativo e positivo. Após aplicar as pontas nos terminais selecionados, é fundamental escolher a escala de medição que será utilizada, o que varia de acordo com o capacitor medido.

Após escolher a escala, esta tensão será aplicada pelo próprio instrumento no capacitor, que retorna os resultados para o eletricista e manipulador do aparelho que terá que interpretá-los. Esta interpretação sempre varia de acordo com aquilo que o capacitor suporta ou pelo menos consoante ao que deveria suportar.

É comum que capacitores medidos em diferentes ocasiões apresentem resultados distintos. Isso ocorre porque eles perdem sua capacitância com o tempo e não correspondem mais aos valores que suportariam outrora. Há vários motivos para isso, entre eles o desgaste do dispositivo ou mesmo que ele estragou com o tempo.

Onde o capacitor é utilizado

Hoje em dia é quase impossível encontrar qualquer circuito elétrico que seja que não utiliza capacitores como uma das formas de alimentação e segurança do seu funcionamento. Logo, uma máquina utilizada para determinar o quão bem um capacitor funciona é fundamental para profissionais que atuam na área. Portanto, entre os diversos locais e profissionais que utilizam destacamos:

  • – Laboratórios;
  • – Indústrias
  • – Eletricistas;
  • – Robóticos;
  • – Técnicos de manutenção;
  • – Pessoas que praticam robótica ou reparos em casa, ou por hobby.

Todas essas pessoas encontram no capacímetro um objeto útil e bastante preciso, pronto para definir a capacitância de um dispositivo. Este é, sem dúvidas, um dos instrumentos de medida de grandezas elétricas mais importantes, famosos e práticos de utilizar.

Como comentamos, ele pode ser aplicado para reparos, antes da instalação,para análise dos capacitores e em uma série de circuitos que usam esses dispositivos. Peças que foram retiradas de um circuito ou instalação diferentes podem passar pela sua análise antes de serem realocadas em qualquer outro esquema elétrico.

Mesmo capacitores variáveis, que não têm apenas um tipo exato de capacitância, podem ser medidos pelo capacímetro. Neste caso, o aparelho de medição dá dois resultados: a carga mínima suportada pelo dispositivo, como também a sua carga máxima. Independente de sua aplicação, esta é uma peça ideal que deve estar presente em todo profissional da área.

industria com robos e estruturas

Quais os instrumentos de medida em que se usa o capacímetro?

Existe uma variedade de instrumentos que estão de algum modo associados ao capacímetro, mas o principal é sem dúvidas o capacitor e os capacitores de cerâmica. Esses podem ser analisados sempre pelo instrumento em questão, que verifica suas condições de uso e definem de modo preciso o quanto de carga esses instrumentos podem segurar e liberar.

Amperímetro

O capacímetro é frequentemente encontrado com outro instrumento de medida, o amperímetro.Amperímetros servem para analisar outro tipo de grandeza elétrica, o da corrente, porém é muito comum que essas ferramentas sejam encontradas no mercado e geralmente com o nome de “amperímetro com medidor de capacitância”.

amperímetro

Multímetro

Por fim, outro instrumento muito associado ao capacímetro é o multímetro, que é mais um item indispensável para qualquer um que gosta de elétrica. O multímetro é uma ferramenta extremamente versátil e pode verificar grandezas variadas como:

  • – Corrente elétrica;
  • – Tensão elétrica;
  • – Resistência elétrica;
  • – Temperatura elétrica;
  • – Capacitância elétrica.

multímetro

Como podemos ver, na última grande medida pelo multímetro há a capacitância, que é exatamente a função do capacímetro. Ou seja, o aparelho está contido no multímetro também, o que amplia ainda mais todas as funções agregadas por essa ferramenta, que é talvez o item mais indispensável para o dia a dia de um eletricista.

Para saber mais sobre o aparelho, confira o conteúdo: “O que é multímetro e como usar: guia de uso para iniciantes“.

Sendo assim, o capacímetro deve estar na bancada de qualquer profissional da área, e sua utilização é tão necessária quanto a dos próprios capacitores, que hoje estão encontrados em praticamente todo circuito e dispositivo eletrônico.

Se quiser ler sobre componentes elétricos, confira outros conteúdos de nosso blog. Temos uma categoria especialmente sobre o assunto, vale a pena conferir.

Avalie este artigo

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp