Os cabos para energia solar estão em alta — e tendem devido à demanda por este tipo de energia. Hoje, mais de 200 gigawatts de energia solar são produzidas em solo brasileiro. O interessante é que o valor vem aumentando exponencialmente desde 2022. Consequentemente, a busca pelos materiais necessários também intensifica.
Para te ajudar a conhecer os detalhes da energia solar, a Conduscamp elaborou um conteúdo exclusivo sobre os cabos para energia solar! Assim, você entenderá um pouco mais dos motivos da alta!
Vamos lá?
Qual é a definição do cabo de energia solar?
O cabo de energia solar tem como sua principal função transportar energia, permitindo que a gerada pelo sistema instalado possa navegar e alimentar o estabelecimento que a utiliza. Ele deve ser de boa qualidade para evitar acidentes, além de ter muita eficiência energética.
As diferenças para os cabos convencionais estão na estrutura e resistência — projetadas para aguentar as intempéries, altas temperaturas e todos os fatores externos que a energia solar solicita.

Quais são os tipos de cabos utilizados em sistemas de energia solar?
Durante a instalação do sistema de energia solar, vários tipos de cabos para energia solar que podem ser aplicados, entre eles estão:
- – Cabo fotovoltaico (cabo solar): O cabo fotovoltaico é o mais recomendado para a energia solar, uma vez que são feitos para resistir a radiação UV, calor e outras necessidades típicas do sistema;
- – Cabos CC (corrente contínua): Cabos de corrente contínua, ou CC, são amplamente utilizados em sistemas fotovoltaicos. Revestidos por cobre isolados, o equipamento instalado nos painéis é um componente fundamental para a estabilidade de todo o sistema;
- – Cabos CA (corrente alternada): Para o funcionamento adequado do sistema de energia solar, os cabos de corrente alternada, CA, são essenciais. Eles conectam o quadro distribuição e o inversor, viabilizando assim o uso da energia para o usuário;
- – Cabos de aterramento: Como medida de segurança, o cabo de aterramento é um dos itens mais essenciais. Ele pode proteger todo o projeto de energia por meio do aterramento, seja em outro objeto condutor ou até, como é comum, no solo, dissipando a energia.
Como escolher um cabo para energia solar?
É preciso ter alguns meios para escolher devidamente os seus cabos para energia solar, afinal cada projeto necessita do seu tipo específico de equipamento. Nesta etapa, considere:
1. Material do cabo
Um cabo de energia pode ser criado com os mais diversos cabos, tanto o seu interior quanto o revestimento. Há dois tipos de propriedades que precisam ser consideradas: a condução de energia e o isolamento. Portanto, lembre-se de adquirir cabos que sejam elaborados em cobre ou alumínio.
2. Revestimento e isolação
Há diversos revestimentos e isolantes diferentes em cabos. Entre as opções, é fundamental que o equipamento seja resistente às intempéries como alta temperatura e fatores ambientais, devido à exposição.
3. Capacidade de condução de corrente
É necessário ficar de olho na capacidade de condução da corrente, mais especificamente no cálculo da bitola. É fundamental considerar a potência, distância e capacidade de condução do equipamento.
4. Certificações
Por fim, um critério de escolha fundamental é buscar cabos que passaram pelos testes de segurança e eficiência. Esses cabos são essenciais para qualquer projeto, evitam acidentes, curto-circuito, ineficiência energética e até mesmo incêndios.
Aproveite para conhecer os detalhes dos regulamentos RoHS e REACH para indústrias!

Como realizar a manutenção dos cabos de energia solar?
Todo projeto de energia solar deve ser acompanhado por um especialista para realizar a instalação e manutenção dos cabos para energia solar. Veja algumas recomendações que precisam fazer parte da instalação.
Organização e identificação
Os cabos para energia solar devem ser bem organizados, sempre com distinção entre cada um — se possível, realize a separação com etiquetas e canaletas. O cuidado pode facilitar reparos e manutenções.
Evite torções e dobras
Embora os cabos maleáveis, é necessário evitar torções e dobramentos. Os cabos devem ser manuseados com cuidado e fazer curvas suaves.
Aproveite para ler sobre cabos flexíveis!
Cuidados com conexões
Conexões entre cabos são muitas vezes inevitáveis, o especialista deve ter cuidado e bastante atenção, visto que uma conexão errônea pode comprometer a eficiência energética do sistema.
Inspeção e manutenção regular
Manutenção preventiva é um ótimo meio para evitar desgaste e demais complicações com o seu sistema de energia elétrica. As inspeções periódicas auxiliam a identificar problemas precocemente.

Principais erros ao escolher cabos para energia solar
Durante o processo de escolha dos cabos para energia solar, é necessário se atentar para não cometer erros comuns e simples, mas que podem prejudicar a eficiência do projeto.
Entenda mais sobre como lidar com alguns problemas:
- – Usar cabos não específicos: O uso de cabos inadequados são um verdadeiro perigo para o sistema de energia fotovoltaica. O uso adaptado de outro modelo pode comprometer a eficiência, superaquecer e até derreter. Por isso, se a instalação é de energia solar, utilize um cabo próprio;
- – Subdimensionar a bitola: Já mencionamos a importância de calcular corretamente a bitola, o cálculo errado e subdimensionado é problemático para todo o projeto. Quando não é bem calculado, o cabo mesmo de boa qualidade pode apresentar baixo desempenho;
- – Ignorar certificações de qualidade: Um erro grave é utilizar cabos que não passaram pelo certificado de qualidade. Esses cabos podem prejudicar todo o sistema, diminuir seu desempenho e oferecer riscos de acidente para o projeto.

Cabos de qualidade são essenciais para um projeto de energia fotovoltaica. Eles garantem o funcionamento do projeto e tornam qualquer sistema de energia solar mais eficiente, seguro e com maior tempo de vida útil.
Para garantir a eficiência e segurança do seu sistema, adquira os cabos da Conduscamp! Por aqui, você encontra cabos de qualidade e com certificação! Aproveite.