Energias renováveis: o que são, principais fontes e vantagens
Conhecer quais são as energias renováveis é de extrema importância para aproveitar melhor os recursos naturais e, ao mesmo tempo, preservar a natureza. Isso ocorre devido à constante busca por formas alternativas de produção energética, em virtude da grande competitividade das fontes convencionais de energia como o petróleo, por exemplo.
Além disso, devido à crescente preocupação o ambiente, as energias renováveis estão sendo cada vez mais utilizadas, o que torna importante compreender do que se tratam. Para isso, trouxemos o que são essas energias renováveis e quais são suas principais fontes no Brasil!
O que são energias renováveis?
Energias renováveis são aquelas nas quais as fontes geradoras que são renováveis. Em comparação com as fontes de energia originadas pela queima de combustíveis fósseis como carvão ou a gasolina, elas podem se esgotar. Sem mencionar que a energia renovável tende a provocar menos danos em todos os sentidos, sendo limpa, ecológica e sustentável.
Quais são as 7 principais fontes de energia renovável?
As energias renováveis variam conforme o material e a forma com a qual são geradas. Para passar pelas principais, separamos os 7 tipos mais conhecidos — que tendem a ser utilizados cada vez mais no futuro devido à eficiência e menor taxa de danos ao ambiente.
Saiba quais são:
1. Energia solar
A energia solar se trata de utilizar os raios solares para produzir energia. Países tropicais costumam aproveitar bastante pelo fato dos raios solares atingirem intensamente as regiões, aumentando a disponibilidade de luz solar para a conversão.
Em contrapartida, apesar de ser uma das formas mais interessantes, locais que ficam grandes períodos com fraca luz solar sentem bastante dificuldade de aproveitar esse formato. Vale comentar também que a energia solar pode ser convertida para a térmica, como os aquecedores solares.
Aproveite para conferir vantagens e desvantagens da energia solar!
2. Energia hidráulica
A energia hidráulica, por sua vez, se trata da conversão da energia cinética das águas de rios pela movimentação de turbinas geradoras. É uma das mais conhecidas em países com grandes volumes de rios como Brasil e China.
Apesar de exigir uma grande estrutura, a energia hidráulica possui uma grande taxa de aproveitamento. Por conta do fato, é uma das mais optadas para os países beneficiados pela abundância de água.
3. Maremotriz
A maremotriz é a conversão da energia cinética do movimento dos níveis de marés de oceanos em eletricidade. Também pode ser utilizada para converter a energia potencial gravitacional devido às diferenças de altura.
Utilizar a energia maremotriz é interessante em regiões litorâneas e, consequentemente, viável por não gerar resíduos poluentes. Além disso, o uso da fonte renovável, a água, torna essa forma essencial e uma tendência futura para regiões marítimas.
4. Energia eólica
O uso de energia eólica acontece pela conversão da energia cinética do movimento dos ventos em eletricidade. Basicamente, são construídos grandes aerogeradores que rodam conforme a intensidade dos ventos.
A rotação é convertida em energia mecânica que passa pelos geradores de eletricidade para a produção de energia. É uma fonte renovável e muito popular e vem ganhando cada vez mais estações devido às propriedades do modelo.
5. Biomassa
A biomassa gera energia elétrica e térmica utilizando matéria orgânica. Normalmente, acontece pela queima dos resíduos — ou com os gases liberados durante a decomposição. Também existe a produção de biocombustíveis, como o etanol da cana-de-açúcar.
Locais com produção agrícola costumam se beneficiar da fonte, justamente pela disponibilidade de material. Apesar de muito discutida atualmente, o uso da biomassa é usada desde a antiguidade, quando civilizações utilizam a combustão da lenha para cozimento de alimentos, por exemplo.
6. Hidrogênio
O hidrogênio é uma maneira extremamente interessante de energia renovável. Isso porque é o elemento mais abundante da natureza.
Entretanto, o processo envolve desafios por envolver reações dos elementos. Atualmente, o uso como fonte renovável ocorre em dois formatos:
- – Quando o hidrogênio verde reage com oxigênio para liberar calor;
- – Usando células combustíveis em contato com o hidrogênio para liberação de elétrons, criando uma corrente elétrica.
7. Geotérmicas
As geotérmicas são formas de energia renovável que utilizam do calor gerado no interior da Terra, mais especificamente na camada chamada de manto. Locais com intensa atividade vulcânica conseguem aproveitar bastante pelo fato do calor aquecer o lençol freático, favorecendo a aparição de vapor.
A técnica utiliza a perfuração para captar o vapor gerado que, futuramente, movimentaram os geradores e turbinas para a formação de novas formas de energia. Já as aplicações, geralmente, são realizadas para garantir o aquecimento de casas e empresas.
Qual é a importância das energias renováveis?
As energias renováveis são importantes por não se esgotarem e oferecerem menos danos ao ambiente quando utilizadas. Dessa forma, é possível obter o mesmo conforto, sem causar tantos problemas ambientais.
Entretanto, mesmo que o uso das energias renováveis seja interessante, ainda há algumas dificuldades a se vencer. A busca pela eficiência ainda é um dos pontos mais discutidos para priorizar a produção desses modelos em vez das formas que podem afetar o meio ambiente.
Qual a fonte de energia renovável mais usada no Brasil?
A fonte de energia renovável usada com mais intensidade pelo Brasil é a hidráulica. Por conta de seu relevo e posição no globo, o país consegue ter bastante proveito nessa área e, dessa forma, investir cada vez mais na produção.
No entanto, uma tendência muito forte para o país é o crescimento do uso da energia solar por conta da posição no globo. E, cada vez mais, é possível encontrar residências as quais utilizam placas solares para aquecimento de chuveiros, por exemplo.
Um último destaque também é válido para os biocombustíveis, a exemplo do etanol. O fato do Brasil ser um grande produtor de matérias-primas para a forma de energia, faz com que o país seja destaque na produção.
Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo blog da Conduscamp para saber mais sobre cabos, componentes e instalações elétricas!