A trefilação é um processo que costuma ser utilizado em cabos, arames e demais fios. Nele, o diâmetro é diminuído e o comprimento aumentado. O objetivo é fornecer cabos mais finos, porém maiores, algo fundamental para trazer praticidade e, até mesmo, utilidade para determinados cabos.
Hoje, a indústria depende desse processo que, embora seja simples em sua essência, pode trazer diversas características e aspectos diferentes no modo de funcionamento e aplicação dos cabos. Esses detalhes, por sua vez, determinam onde os cabos deverão ser aplicados, conforme o fim visado.
Para trazer todas as informações sobre a trefilação, a Conduscamp elaborou um guia exclusivo sobre o assunto. Vamos lá?!
O que é a trefilação?
Como mencionado na introdução do post, a trefilação é um processo industrial por meio do qual um cabo tem o seu diâmetro diminuído, ao passo que o seu comprimento é expandido.
Existem certos materiais que são comuns e regulares no processo de trefilação — indo dos metais aos maquinários. Entre alguns, podemos citar:
- – Cobre;
- – Aço;
- – Alumínio;
- – Certas ligas metálicas;
- – Bronze;
- – Titânio;
- – Zinco.

Como funciona o processo de trefilação?
Como todo processo a nível industrial, a trefilação deve respeitar certas etapas, seguir passos e possuir os equipamentos necessários para ser realizada. Atentar-se a cada um desses aspectos possibilita que ele seja feito de maneira satisfatória.
Veja agora as etapas principais do processo de trefilação, como a preparação do material escolhido, passagem pela matriz e a conclusão de todo o projeto. Entenda, a seguir, cada uma dessas fases:
- – Preparação do material: A primeira etapa é a preparação do material, no qual deve ser selecionado e também atender às demandas. É necessário também limpar, lubrificar e armazenar os cabos em determinados ambientes rigorosamente selecionados;
- – Passagem pela matriz: A matriz tem um diâmetro específico, no qual o cabo deve poder passar para se encaixar em determinada espessura. Esta matriz exerce muita pressão; consequentemente, é necessário que a preparação seja precisa para atingir a espessura desejada;
- – Acabamento: Após passar pela matriz, é realizado o acabamento e a inspeção de qualidade do resultado.
Aproveite para conhecer os detalhes dos cabos flexíveis!

Quais são os principais tipos de trefilação?
Embora o processo de trefilação seja parecido entre as diferentes aplicações, existem maneiras diferentes de operação — seja por estilos de metais, finalidades ou desempenho necessário.
Dessa forma, torna-se fundamental compreender os diferentes tipos, o que auxilia a escolher o material certo para o seu projeto.
- – Trefilação de fios: Comum para produzir determinados materiais para cabos elétricos, cordoalhas, cabos de fibra óptica e até mesmo fios para implantes biológicos;
- – Trefilação de tubos: Os tubos também podem passar pelo processo de trefilação, onde são construídas peças especialmente voltadas para aplicações automobilísticas, construção civil e até mesmo em indústrias petroquímicas;
- – Trefilação “frio e quente”: A trefilação a frio é geralmente aplicada em arames e tubos menores. Já a quente é para garantir diâmetros maiores ou muito precisos, além de garantir resistência e tração ao metal.

Quais são as aplicações industriais da trefilação?
Veja quais são as principais aplicações industriais da trefilação!
Indústria metalúrgica
A indústria metalúrgica utiliza com frequência a trefilação, na forma de tubos e de fios em maquinários, ou toda a sua parte elétrica. Para setores derivados, como o automobilístico e a própria construção civil, o uso se dá como hastes, cabos e outros componentes.

Setor elétrico
O setor elétrico talvez seja o mais tradicional onde a trefilação é utilizada. Especialmente nos fios, cabos e toda a rede de transmissão de energia. Aqui, a trefilação é geralmente aplicada em materiais condutores, como cobre e alumínio.
Leia também: cabo de cobre ou cabo de alumínio: qual escolher?
Indústria de materiais médicos
Por incrível que pareça, os materiais médicos também utilizam a trefilação: fios utilizados em cirurgias, por exemplo, passam por esse processo.
Quais são as vantagens da trefilação?
Como toda técnica e processo, a trefilação traz vantagens exclusivas para os diferentes materiais e componentes que passam por sua matriz. Veja quais são:
Precisão dimensional
A trefilação garante mais precisão dimensional: o processo visa diminuir a espessura de um material, ao mesmo tempo em que aumenta o seu comprimento. Esta precisão é uma das grandes vantagens, senão a principal, do processo.
Melhorias mecânicas
O processo pode trazer vários benefícios mecânicos para o material, sobretudo o encruamento, o qual é o aumento da resistência após passar pela trefilação. Há um aumento da densidade do material e até mesmo diminuição da sua fragilidade.
Redução de desperdícios
Todos os materiais que passam pela trefilação têm a sua eficiência aumentada, diminuindo o desperdício e maximizando o aproveitamento do produto. Em outras palavras, esse processo reduz consideravelmente o desperdício.
Limitações e desafios da trefilação
Percebe-se que a trefilação pode trazer diversos benefícios de uso, mas é fundamental entender que não é tão simples fazê-la. Veja algumas limitações e até mesmo desafios que envolvem o uso do processo.
- – Custo de ferramentas: Para quem deseja implementar todo o maquinário de trefilação, é necessário se atentar ao valor das ferramentas. Uma matriz, bem como as fileiras e o aquecimento, podem ser extremamente dispendiosos;
- – Sensibilidade ao atrito: A espessura costuma ser bem fina, então é necessária uma boa lubrificação para evitar danos no maquinário, na peça ou na matriz;
- – Restrições de materiais: Apesar de ser aplicada em diferentes metais, há restrições — ou ao menos desafios — com materiais mais fortes, que podem ser difíceis de trefilar.

Gostou de conhecer os detalhes da trefilação? Então continue acompanhando o blog da Conduscamp! Por aqui, você encontrará diversos conteúdos sobre processos e detalhes que fazem parte da área de cabos elétricos!
Aproveite para conhecer tudo sobre energias renováveis: o que são, principais fontes e vantagens de cada uma delas.