(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

Wattímetro: o que é, principais características e aplicações

Saber o que é wattímetro é indispensável para lidar bem com as demandas elétricas, seja você um eletricista ou uma pessoa que deseja cuidar dos próprios aparelhos eletrônicos.

O desenvolvimento dos estudos da física permitiu que o instrumento se aprimorasse de uma maneira muito interessante e que o firmou no mercado elétrico. 

Desde quando se notou o potencial que a energia elétrica possuía de facilitar diversas tarefas cotidianas notava-se que o uso desse recurso aumentaria consideravelmente.

No entanto, com a grande demanda, tornou-se necessário encontrar formas de verificar como estava a qualidade da energia em determinados circuitos.

Entretanto, por ser um instrumento bem específico da área elétrica, não são todos que têm a chance de compreender as atividades do wattímetro.

Por conta desse cenário, o blog da Conduscamp vai te mostrar todas as funcionalidades deste instrumento e, junto a isso, mostrar os cenários nos quais se pode utilizá-lo.

O que é o wattímetro?

O wattímetro é um instrumento de medição voltado para informar a potência elétrica dissipada ou fornecida por um sistema.

A quantidade de dados informada pelo instrumento de medida o tornou um dos mais populares entre os profissionais atuantes da área elétrica.

Por ser um instrumento de medição, a unidade de medida fornecida pelo aparelho é Watts — equivalente a 1 Joule por segundo.

O nome do aparelho, por sua vez, é uma homenagem ao engenheiro britânico James Watt, que realizou diversas contribuições para a Revolução Industrial.

Não deixe de conferir também os detalhes do voltímetro, outro instrumento fundamental para análises de energia.

Como surgiu o wattímetro?

O surgimento do wattímetro é um ponto interessante, já que seu próprio nome deriva da unidade utilizada para medir potencial elétrica, o Watts.

O criador das ideias essenciais para o funcionamento deste instrumento, conforme os dados indicam, foi o engenheiro eletricista Húngaro Ottó Titusz Bláthy, que patenteou a invenção no outono de 1889.

O motivo principal para a criação do aparelho foi que as futuras demandas de uso da energia logo exigiram que existisse alguma forma de verificar o comportamento dessa grandeza nos sistemas que a utilizam. Assim seria possível minimizar as perdas e maximizar o aproveitamento da energia nos circuitos. 

Por fim, Ottó também teve várias contribuições em outros aparelhos importantes na área elétrica. Ele foi o co-criador do regulador de tensão, capacitor do motor elétrico para efeito monofásico, turbogerador e várias outras amplamente utilizadas na eletricidade atual.

Vale comentar que ele foi o primeiro a utilizar o termo transformador, invenção responsável por alterar os níveis de tensão e corrente elétrica mantendo a potência quase constante.

Como funciona o wattímetro? 

O funcionamento do wattímetro utiliza o princípio da medição de corrente e da tensão nos mais diversos circuitos elétricos.

Na composição do instrumento, há a presença de duas bobinas no aparelho: uma para corrente e outra para tensão conectadas ao circuito para medir a potência.

A física por trás do funcionamento desse instrumento se dá com o fato de que com a fluidez da corrente no circuito, há a criação de um campo magnético que, matematicamente, é proporcional à potência ativa utilizada.

A partir do surgimento desse campo magnético, ocorre o surgimento de torques e uma tensão também proporcional à potência ativa.

As medidas de torque são calculadas com o sistema do wattímetro e são convertidas em valores de potências ativas e reativas. Com a presença desses dois dados, é possível calcular a potência aparente por uma soma vetorial daquelas duas.

Aproveite para conferir o nosso conteúdo sobre linhas de transmissão!

Para que serve o wattímetro? 

Sua principal utilidade é verificar a estabilidade da energia elétrica de sistemas como instalações ou aparelhos que utilizam eletricidade.

Com as medições de potencial elétrico, é possível compreender o comportamento da energia elétrica naquele circuito e, por isso, o aparelho é comumente utilizado para medir esse valor.

Cabe enfatizar que o conceito de potência elétrica significa a capacidade da energia elétrica daquele sistema de converter essa quantidade em outra para realização das suas atividades.

Portanto, se utilizarmos um wattímetro em uma máquina de lavar, estamos medindo o quanto de movimento a sua capacidade de energia elétrica é capaz de converter.

Com a possibilidade da garantia de estabilidade dos circuitos elétricos com o wattímetro é possível garantir a qualidade necessária para o máximo proveito dos sistemas. Junto a isso, também se tem mais segurança para utilizar a eletricidade daquele local.

Como usar o wattímetro?

Para utilizar o wattímetro, deve-se conectá-lo ao componente que passam as cargas elétricas do circuito. A depender do modelo escolhido do instrumento é preciso colocar outras partes que estarão informadas no manual para obter as medições desejadas.

Existem alguns cuidados para fazer o melhor uso do aparelho.

  • – O primeiro deles é sempre observar a faixa do instrumento;
  • – Você também pode desligar a alimentação do aparelho e conectá-lo ao circuito no qual se deseja verificar as medidas. 

Quais são os tipos de wattímetro?

Desde o surgimento do instrumento, diversos tipos de wattímetro foram criados para auxiliar as medições. A grande variedade se dá devido às diversas necessidades de analisar sistemas elétricos com características diferentes.

Portanto, confira abaixo a lista dos mais populares do mercado:

  • – Digital;
  • – Analógico;
  • – Gancho;
  • – Painel.

Como cada um desses tem seus devidos cenários de aplicação e características específicas, vamos explicar o funcionamento deles separadamente.

Dessa forma, você saberá qual é o mais adequado para determinadas tarefas e conhecerá mais sobre o alcance desse instrumento.

Wattímetro digital

O wattímetro digital é uma das versões mais utilizadas atualmente pelo fato de ser bem menor, facilitando muito o seu transporte.

Uma de suas vantagens técnicas é oferecer os valores de tensão e corrente várias vezes por segundo, já que o seu microprocessador é responsável pelos cálculos.

Ele oferece as informações através de seu display LCD e conta com uma entrada para que a tomada do aparelho que será analisada seja conectada. Após essa etapa, conecte o aparelho em outra tomada e veja o seu funcionamento. 

Wattímetro analógico

O wattímetro analógico é o mais fácil de se encontrar no mercado devido à precisão de suas medidas e capacidade para verificar grandes circuitos.

No entanto, a potência elétrica é informada pelo aparelho por meio de um mostrador analógico que pode ser de difícil leitura para algumas pessoas.

Wattímetro de Gancho

Essa versão do aparelho ganhou esse nome devido à estrutura em formato de gancho que pode ser colocada em contato com algum condutor elétrico.

Tal possibilidade permite que o aparelho obtenha as medidas sem interromper o fluxo de eletricidade do circuito e, portanto, traz dados mais precisos e interessantes para as análises.

A maior parte dos usuários do wattímetro de gancho o aplicam para verificar instalações elétricas, já que é preciso coletar os dados necessários para as análises sem desligar o sistema. 

Wattímetro de painel

Por último, esse modelo é feito em cima de um painel elétrico e informa uma boa quantidade de dados assim como os anteriores.

Conforme seu nome diz, o foco dele é medir o consumo de painéis e por isso a sua aplicação mais comum se dá nos sistemas de distribuição de energia elétrica.

Dado tudo que mostramos, você pôde compreender bastante coisa sobre os wattímetros que vão desde os motivos para o seu surgimento até as aplicações.

Seu funcionamento e aproveitamento dependem exclusivamente dos objetivos e grau de compreensão dos dados que ele informa.

Portanto, caso não deseje perder mais nada a respeito de assuntos semelhantes e queira compreendê-los de uma forma proveitosa, recomendamos que continue acompanhando os conteúdos de nosso site!

Aproveite para conferir o que é o multímetro e quais são as aplicações do instrumento!

4.8/5 - (6 votos)

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp