Cabos flexíveis: o que são, quais as vantagens e aplicações
Compreender a definição e as aplicações dos cabos flexíveis no dia a dia é essencial para criar projetos elétricos mais assertivos para uma determinada finalidade. Os benefícios gerados pelos condutores são explorados há bastante tempo, principalmente com o desenvolvimento da indústria.
A criação e constante aperfeiçoamento dos cabos ocorreu devido às diferentes necessidades arquitetônicas. Por existirem diferentes modelos de construção, foi preciso investir em formas capazes de fazer a fiação elétrica conseguir alimentar esses modelos estruturais, motivo principal para a origem dos cabos flexíveis.
No entanto, muitas pessoas não sabem o que é cabo flexível e, por conta disso, deixam de aproveitar as suas características. Devido a esse cenário, que tal lermos um conteúdo completo sobre o assunto? Venha com a Conduscamp ver como funcionam os cabos flexíveis e como aplicá-los!
O que são cabos flexíveis?
Cabos flexíveis são condutores de energia elétrica que possuem a capacidade de flexionar-se de formas diferentes tais como esticar ou enrolar. A necessidade de sistemas cada vez maiores e transmissão de energia em trajetos curvilíneos exigiu dos fabricantes vários estudos para a composição dos modelos.
Por serem direcionados a contextos específicos, os cabos flexíveis são produzidos com cuidado e tecnologia de ponta para garantem alto desempenho. Geralmente, eles são elaborados com cobre e PVC, com os finos filamentos internos de cobre — que conferem, também, a medida de sua bitola — sendo responsáveis por conferir a flexibilidade desse tipo de cabo.
Quais são as vantagens dos cabos flexíveis?
A partir do entendimento sobre o que é cabo flexível, podemos entender que suas vantagens se baseiam em sua flexibilidade e qualidade do material. Devido ao cuidado em seu processo de composição, existem diversos benefícios ao utilizar os cabos em instalações, confira:
1. Sistemas mais simples
Um dos maiores problemas enfrentados pelos sistemas elétricos antigos era justamente a dificuldade dos cabos de serem instalados em curvas. Devido a pouca flexibilidade dos cabos, sempre havia o risco deles ficarem comprometidos com a deformação e até mesmo romperem, afetando assim todo o sistema.
O fato dos cabos flexíveis aparecem como alternativas mais resistentes ao poderem ser dobrados ou enrolados sem prejudicar seu uso, permite que eles possam ser instalados em diversos locais seguramente.
2. Manipulação mais fácil
Como os cabos podem ser flexionados, isso permite maior facilidade em instalações elétricas e manutenções. Auxiliando, também, na rapidez do trabalho, já que não será preciso gastar tempo pensando em formas de transmitir energia nas curvas e se preocupar em possíveis perdas de materiais.
Sempre que possível, tenha auxílio de um profissional qualificado ou compre o produto em uma loja confiável para garantir que os fios sejam de qualidade, cuidadosamente estruturados para evitar problemas de condutividade elétrica.
3. Alta resistência
Resistência é um detalhe que todos os cabos devem apresentar, não é mesmo? Com os modelos flexíveis, a ideia é a mesma. Pensando nisso, os modelos são elaborados com resistência à temperatura, permitindo a formação de sistemas elétricos mais duradouros e, consequentemente, com maior eficiência. Sem contar que existem cabos flexíveis com blindagens, protegendo o sistema de interferências eletromagnéticas.
4. Aproveitamento dos recursos financeiros
O fato dos cabos flexíveis se ligarem facilmente nos eletrodutos permite que eles atinjam diversas áreas do circuito. Isso faz com que o comprador evite gastar demais com uma quantidade excessiva de outros componentes que antes seriam necessários para realizar as curvas.
No entanto, apesar de gerar benefícios financeiros, você não deve realizar a compra de cabos flexíveis apenas pelo preço. Leia sempre as especificações do componente e garanta que a loja tenha um suporte especializado para te ajudar a entender as necessidades elétricas do seu projeto.
Quais são as principais aplicações dos cabos flexíveis?
É hora de conferir quais são os lugares que os cabos flexíveis são aplicados!
1. Robótica
Devido às características dos cabos flexíveis, a robótica tem aplicação vantajosa! Isso porque, como as máquinas são elaboradas com designs mais elaborados, há a necessidade das conexões serem estáveis, flexíveis e, claro, funcionais.
2. Processamento de dados
Utilizar o cabo flexível nas estações de processamentos de dados — os chamados datacenters — é uma boa escolha para garantir que a eletricidade continue a ser transmitida adequadamente mesmo com os cabos curvados e reorganizados visando o melhor aproveitamento do espaço disponível nos gabinetes.
Bancos de dados, por exemplo, são alvos de quem conhece o que é cabo flexível tanto pela quantidade de atividades realizadas em pouco tempo como também pela maior durabilidade para esse tipo de sistema.
3. Indústria
As indústrias também se beneficiam bastante com o uso de cabos flexíveis por suportarem altas voltagens e ligarem vários pontos. A facilidade de manuseio e alto aproveitamento elétrico permite que os modelos sejam componentes essenciais para impactar positivamente na rotina industrial.
4. Interconexão
Principalmente para os componentes de um computador, os cabos flexíveis auxiliam muito na interconexão justamente por poderem percorrer trajetos curvilíneos. Dessa forma, é possível ligar uma quantidade maior de componentes e permitir a comunicação mesmo que a distância entre eles exija que o cabo seja dobrado.
Quais são os tipos mais comuns de cabos flexíveis?
Os tipos comuns de cabos flexíveis são aqueles que suportam tensões de 750V até 1000V. A variação de bitolas usadas em muitos tipos de instalações — que estão disponíveis na Conduscamp — vão de 0,5 mm² até 500 mm².
Tamanha variedade se deve ao fato de ser possível contar com os chamados cabos especiais, como os cabos comando, cabos manga e afins. A escolha mais correta dependerá da avaliação que você fizer com seu profissional de confiança.
Com o texto de hoje, conseguimos compreender o que é cabo flexível e os contextos nos quais ele pode ser utilizado. Aqui no blog da Conduscamp, você encontra diversos conteúdos sobre cabos, componentes e instalações elétricas.