(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

conjunto de cabos cortados

Entenda qual o melhor condutor elétrico e por quê!

Você conhece os principais condutores elétricos? Sabe definir qual o melhor entre eles? Bom, se a resposta for “não”, no post de hoje, vamos nos aprofundar mais no assunto e desvendar os segredos da condutividade elétrica.

Em termos simples, correntes elétricas correspondem ao movimento coordenado de elétrons. A partir disso, a condutividade elétrica é usada para especificar o caráter elétrico de um material, medindo a capacidade e a diferença do potencial elétrico entre os diferentes condutores existentes.

Alguns dos principais condutores elétricos são: alumínio, cobre, prata e ouro — sendo os dois primeiros os mais utilizados. Para garantir informações sobre todos eles, pontuaremos as vantagens de cada um, definindo, assim, qual é o melhor condutor elétrico.

Qual é o melhor condutor elétrico?

Uma vez que a corrente elétrica diz respeito ao movimento coordenado de elétrons, o que faz de um material um bom condutor elétrico é a presença de elétrons livres, permitindo que eles se movimentem e transmitam energia com facilidade.

Devido às propriedades do material, o melhor condutor elétrico é a prata, mas existem outros que também são ótimos condutores!

1. Prata

Com uma condutibilidade de 62,5 S* m/mm², a prata pode ser definida como a melhor opção de condutor elétrico natural dos dias atuais, graças à abundante quantidade de elétrons livres presentes em sua composição.

Apesar desse título, você já pode ter observado que ela não é uma das alternativas mais comuns, o motivo é o seu preço elevado.

O alto custo da prata dificulta o seu uso para a fabricação de cabos elétricos de uso comum. Dessa forma, o material é aplicado, na maioria das vezes, em circuitos eletrônicos que precisam de muita precisão.

2. Cobre

Sendo um dos condutores elétricos mais utilizados, o cobre é o segundo melhor condutor elétrico quando falamos em medidas de condutibilidade (com 61,7S* m/mm²), mas pode ser definido como o melhor condutor elétrico considerando custo e benefício.

Ficando um pouco atrás da prata, o cobre também acaba sendo o condutor elétrico preferido por conta de suas propriedades mecânicas que fazem dele uma opção fácil de manipular e moldar. Entretanto, esse não é o único motivo, a alta procura do cobre acontece também devido ao baixo custo do material.

3. Ouro

Por incrível que pareça, o ouro ocupa o terceiro lugar no ranking dos melhores condutores elétricos naturais, apresentando uma condutibilidade de 43,5 S* m/mm².

Por ser uma alternativa com um custo ainda mais alto que a prata, torna-se inviável o uso do ouro em larga escala. Mas, quando avaliado apenas como condutor elétrico, ele é capaz de superar a prata e o cobre por conta da baixa taxa de oxidação.

Essa característica faz com que ele não enferruje com o tempo e nem crie aquela camada esverdeada que cobre condutores devido à exposição.

4. Alumínio

Com uma capacidade de 34,2 S* m/mm² de condutibilidade, o alumínio é maisum condutor elétrico que se difere dos outros por não ser natural. Porém, se destaca como um dos condutores elétricos mais utilizados, logo após o cobre.

Além de ser extremamente eficiente e com um valor acessível, o alumínio também se destaca por apresentar maior dimensionamento e leveza durante o uso.

fio condutor de aluminio

Cabo de cobre ou de alumínio para condução elétrica?

Por serem os dois condutores elétricos mais acessíveis e utilizados, o cobre e o alumínio são frequentemente comparados.

A verdade é que, apesar de o alumínio ser um material mais resistente à deformação — e consideravelmente mais barato que o cobre —, em termos de qualidade e condutividade elétrica, o cobre é superior.

Observando rapidamente as taxas de condutibilidade de cada um no tópico anterior, é possível notar a diferença.

Além disso, o cobre se destaca por ter maior resistência à corrosão e oxidação, sendo ainda mais flexível, favorecendo instalações onde essa característica seja viável.

Onde aplicar o cabo de cobre e cabo de alumínio?

Com maiores limitações nas instalações comerciais e industriais — e maior desempenho nas infra estruturas de alta tensão, os cabos de alumínio são mais explorados em instalações subterrâneas e de linhas aéreas. Além disso, o alumínio é um material amplamente usado em linhas de transmissão e comunicação.

Segundo a NBR 5410 das Normas da ABNT — uma norma de instalações elétricas de baixa tensão —, o uso do alumínio como condutor elétrico nas instalações residenciais é proibido.

Por outro lado, os cabos condutores elétricos de cobre são amplamente utilizados em instalações internas, indo desde as residenciais e comerciais em casas e edifícios até as industriais.

Condutores de alumínio e cobre: vantagens e desvantagens

Começando pelo alumínio:

  • – A vantagem dos condutores de alumínio é seu baixo custo em relação às demais opções. Além disso, ele oferece menos peso (massa) por volume, diminuindo a massa de conectores.
  • – Já a sua principal desvantagem é a qualidade de condutibilidade e a resistividade maior em relação ao cobre, o que faz com que esses cabos utilizem uma seção nominal muito maior.

E o cobre?

  • – Além do índice de condutibilidade superior, outras importantes vantagens do cobre em relação ao alumínio é que ele não apresenta dificuldades na hora de fazer conexões, oferece menor volume, e é mais facilmente moldável.
  • – Sua desvantagem é o valor um pouco maior.

Contudo, na maioria das instalações, o páreo entre os condutores escolhidos sempre fica entre o cobre e o alumínio — duas ótimas opções isoladas de condutores, com vantagens melhor aproveitadas em diferentes tipos de instalação.

Esperamos ter contribuído para a definição do melhor condutor elétrico para o seu caso!

Para mais conteúdos e dicas sobre cabos e condutores elétricos, continue acompanhando as postagens do blog! Estamos sempre trazendo novidades por aqui!

5/5 - (1 vote)

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp