Início / Instalações Elétricas / Automação Industrial: o que é, vantagens e aplicações
Automação Industrial: o que é, vantagens e aplicações
A automação industrial é a área que utiliza tecnologias, como a robótica e equipamentos adequados, por exemplo, para automatizar diferentes tarefas. Melhorar a produtividade e produzir materiais de qualidade excelente são algumas das vantagens de se aplicar a automação, que pode ser vista em diferentes nichos como indústrias e transportes.
Com o amplo desenvolvimento tecnológico, a área da automação industrial se desenvolveu de maneira bastante intensa e exige cada vez mais a presença de materiais qualificados. Por meio disso, é possível prevenir as falhas de sistemas e auxiliar para que eles alcancem a eficiência máxima de uso.
Pensando nisso, a Conduscamp elaborou um material exclusivo sobre o assunto! Então, prepare-se para conferir todos os detalhes da automação industrial — e como os cabos podem impactar positivamente o desempenho do nicho.
Os fundamentos da automação industrial
O primeiro fundamento da automação industrial é a sua ideia de otimizar toda a cadeia de produção por meio da automatização de processos, tarefas e funções. Por conta desse conceito, a área usa conhecimentos tecnológicos que objetivam proporcionar maior eficiência, precisão e melhorar a segurança das criações.
Ao observar a história, percebe-se como a automação industrial iniciou-se no século XVIII com a criação dos primeiros aparelhos de teares e máquinas a vapor com o intuito de deixar a produção mais intensa e rápida. Com o desenvolvimento posterior de outras tecnologias e pelo crescimento da eletricidade, foi possível criar sistemas mais complexos e eficazes.
A automação industrial é bastante conhecida por auxiliar a aumentar a produtividade do local em que ela é aplicada corretamente. Isso se dá justamente pela automatização de tarefas por meio de máquinas, aumentando assim tanto o volume de criações feitas como a qualidade delas.

Qual cabo escolher para automação industrial?
O cabo de cobre é o primeiro que ganha destaque na área devido a sua alta condutividade elétrica. Isso acontece porque o material apresenta resistência elétrica bem baixa em comparação aos outros metais, tornando o cobre excelente para sistemas de automação industrial, que, em sua maioria, exigem condutividade adequada.
A confiabilidade no cobre também é outro fator decisivo para sua ampla aplicação. Isso porque o material é efetivo em terminações e emendas, além da sua resistência mecânica e contra a corrosão. Dessa forma, o cabo pode ser aplicado em máquinas que se movimentam constantemente e suportar condições que costumam corroer os materiais.
Devido às propriedades do cabo de cobre, é fundamental garantir que cumpram as demandas. Para isso, conte com a Conduscamp!
Leia mais sobre os detalhes da bitola de fio!

Como comprar cabos para automação industrial?
Saber o dimensionamento de sua máquina e entender as necessidades elétricas são dois pontos indispensáveis para a escolha correta dos cabos na automação industrial. Com esses detalhes em mente, você consegue obter um volume adequado para o tamanho de seu sistema e conseguirá garantir que todos os sinais elétricos terão a passagem adequada.
Inclusive, uma dica é sempre comprar um pouco a mais quando for realizar as criações dos sistemas. Por mais que apresentem qualidade, alguns acidentes podem ocorrer e deixar os cabos inutilizáveis, o que exigiria a compra de materiais novos e, consequentemente, atrapalhar o andamento da construção. Logo, sempre compre em média 5% a mais do que necessita a fim de evitar problemas.
Como metrificar fios para instalação elétrica? Veja 5 dicas!

Prevenindo falhas de sistema com cabos adequados
Escolher cabos adequados para um sistema é essencial para diminuir as chances de falhas inesperadas ou até mesmo comprometimento total dos equipamentos.
Com a escolha correta é possível:
- Ter uma ótima condutividade elétrica;
- Obter componentes resistentes às adversidades do ambiente industrial;
- Ter uma redução de custos devido à pouca quantidade de manutenções.
Dado a necessidade de ter cabos adequados, cabe explorar todo o catálogo que a Conduscamp oferece para você. Por meio de toda a variedade dos componentes existentes, certamente será possível agregar durabilidade e resistência ao seu sistema.
Uma opção muito válida é o cabo blindado, muito utilizado em automação industrial devido às propriedades de proteção de interferência eletromagnética, garantindo a transmissão do sinais!
Aproveite para conferir os detalhes que estão atrelados ao curto-circuito!

Tendências em automação e cablagem
- A primeira tendência é o uso da inteligência artificial para automação industrial. Com toda a capacidade de armazenar e tratar dados dessa tecnologia, as máquinas poderão executar uma quantidade maior de tarefas por meio de aprendizados e tomar decisões.
- Com o uso intenso de dados, o mercado exigirá cabos capazes de transmitir informações seguras e sem falhas. Além disso, será fundamental ter adaptações com demandas específicas como curvatura, diâmetro e vida útil para os cabos — tudo para que os componentes possam ser aplicados em sistemas de automação industrial.
- Por fim, a criação constante de sistemas que realizam movimentos mais intensos nas tarefas exigirá uma boa quantidade de cabos capazes de resistir a essas ações. Com a análise de flexibilidade e resistência, as máquinas poderão realizar diferentes comandos e, mesmo assim, ter a qualidade da condutividade elétrica necessária para continuarem em alto nível.
Nota-se como a automação industrial é uma área que obteve muitos avanços e apresenta grandes tendências de crescimento com a ascensão dos cabos de qualidade. Conte com a Conduscamp para adquirir esses componentes com as características desejadas e, dessa forma, compor sistemas únicos e eficazes para suas demandas!
Compartilhe:
