Cabo de alumínio: tipos, usos, características e mais
Barato, leve e econômico, o cabo de alumínio é um dos condutores de energia mais procurados no mercado para instalações elétricas. É um tipo de material amplamente utilizado em redes de transmissão e distribuição de energia elétrica devido às suas propriedades únicas, como resistência mecânica, leveza e boa condutividade elétrica.
Além disso, o alumínio é um recurso abundante e sustentável, o que o torna uma opção ecologicamente responsável. Neste texto, vamos explorar as características, aplicações e benefícios do cabo de alumínio, além de discutir pontos importantes a serem considerados ao utilizá-lo.
Para que serve o cabo de alumínio?
O cabo de alumínio serve, principalmente, para grandes projetos elétricos, como linhas aéreas e de transmissão. Isso acontece porque a norma ABNT NBR 5410 proíbe o uso do item em residências ou locais com alto número de pessoas, reduzindo as possibilidades de implantar o material em alguns locais.
Podemos encontrá-lo em aplicações de baixa tensão, como instalações elétricas em residências, comércios e indústrias. Além disso, o cabo de alumínio é utilizado em sistemas de comunicação, como cabos de fibra ótica e cabos coaxiais.
O uso do cabo de alumínio se dá devido à sua combinação única de propriedades, como alta resistência mecânica, leveza e boa condutividade elétrica. Apesar de ter a limitação, estamos falando de um metal seguro e que não apresenta nenhum tipo de risco quando é utilizado da forma correta.
Quais são os tipos de cabo de alumínio?
É possível encontrar diferentes tipos de cabos de alumínio no mercado, sendo os principais o singelo, multiplexado e de média tensão. Entenda como cada um funciona!
Singelo
O cabo singelo é formado por apenas um condutor de energia. A recomendação é que ele seja usado em construções mais elaboradas, como de indústrias e comércios.
Multiplexado
Considerado inteligente, ele pode ser formado por apenas um ou mais fios de alumínio. Em relação ao uso, o produto é indicado para instalações de redes aéreas, próximas ao mar e até de ramais de ligação.
Além disso, podemos encontrá-lo com as seguintes variações:
- – Duplex: caracterizado por ter 2 vias, sendo a fase 1 da cor preta e a 2 o neutro NU;
- – Triplex: possui 3 vias, a fase 1 da cor preta, a fase 2 cinza e a 3 o neutro NU;
- – Quadruplex: conta com 4 vias, sendo a fase 1 da cor preta, a fase 2 cinza, fase 3 vermelha e fase 4 o neutro NU.
Média tensão
Os fios de cobre de média tensão são usados em grandes instalações, por isso, ele é escolhido para compor os postes de energia das cidades e instalações subterrâneas. Assim como o multiplexado, também conta com mais de uma alternativa, veja:
- – Protegido 15kv: usado nas redes com mais de um circuito por estrutura, por exemplo, em condomínios e lugares com muitas árvores;
- – Média tensão 12kv/20kv: com a possibilidade de ser enterrado, pode fazer parte de eletrodutos, canaletas e redes com mais de um circuito por estrutura.
Quais são as vantagens do cabo de alumínio?
A alta procura deste produto está diretamente relacionada a série de vantagens. Abaixo, estão as principais:
- – Leve;
- – Baixo custo, podendo ser 8 vezes mais barato que os de cobre;
- – Excelente rendimento;
- – Resistente a possíveis deformações;
- – Ideal para reduzir o custo de transmissões maiores.
Quando usar cabo de alumínio?
Os cabos de alumínio devem ser usados em projetos que precisam de uma instalação mais elaborada. Hoje, o uso está concentrado em aeroportos, torres de controle e em redes de comunicação. Também é a melhor escolha para fazer parte de empreendimentos que precisam ter um custo mais baixo no orçamento.
É importante destacar que a escolha do tipo de cabo a ser utilizado depende de vários fatores, como a distância da transmissão, a carga elétrica a ser transportada, a temperatura ambiente e a resistência elétrica do material. Por isso, é recomendável consultar um profissional qualificado para escolher o tipo de cabo mais adequado para cada aplicação específica.
Como escolher qual amperagem do cabo de alumínio?
A amperagem é a responsável por medir a corrente elétrica do seu fio. Para selecionar o cabo de alumínio adequado, é necessário primeiro determinar a corrente elétrica máxima que será transportada pelo cabo. Isso pode ser calculado usando a fórmula:
Corrente elétrica máxima = Potência em Watts / Tensão do Sistema
Após determinar a corrente elétrica máxima, é possível escolher a seção transversal do cabo, que é medida em milímetros quadrados (mm²). Quanto maior a corrente elétrica, maior deve ser a seção transversal do cabo para garantir a dissipação de calor e evitar o superaquecimento.
Para entender mais sobre amperagem e como essa conta é feita, leia o post “Amperagem de cabos: como funciona, tabelas e mais!“.
Qual a diferença entre o condutor de cobre e condutor de aluminio?
Tanto o condutor de cobre quanto o de alumínio são utilizados em instalações elétricas para conduzir eletricidade, mas existem diferenças significativas entre esses dois materiais. Entenda na tabela a seguir.
Condutor de cobre | Condutor de alumínio |
---|---|
Excelente condutor elétrico, com uma resistividade elétrica mais baixa do que o alumínio; | É mais leve e mais acessível do que o cobre, o que torna o cabo de alumínio uma opção mais econômica em muitas aplicações. |
Podem transportar correntes elétricas mais altas do que os de alumínio com a mesma seção transversal; | Material mais maleável do que o cobre, o que facilita a instalação de cabos em lugares difíceis; |
Apresentam menor perda de energia na transmissão; | Os condutores de alumínio em instalações elétricas exigem maior atenção em relação à dissipação de calor; |
É mais resistente à corrosão do que o alumínio, o que o torna mais adequado para aplicações em ambientes úmidos ou salinos. | O alumínio tem uma condutividade térmica menor do que o cobre. |
A escolha entre os condutores de cobre ou alumínio deve ser feita com base em critérios técnicos específicos para cada caso, como a distância da transmissão, a carga elétrica a ser transportada e as condições ambientais.
Como escolher entre o condutor de alumínio e cobre?
Antes de fazer a escolha, é importante analisar as características de cada um e observar qual será a melhor a longo prazo, levando sempre em consideração o local que os cabos que serão instalados. A partir do momento que entendemos essas particularidades, a decisão acaba ficando mais fácil.
Por exemplo, se o material for para uma casa, você já sabe que o uso do cabo de alumínio é proibido, logo, o de cabo de cobre será a alternativa ideal.
Agora se você ainda está no momento inicial de montar o seu projeto elétrico, recomendados que faça a leitura do post “Projeto elétrico: entenda tudo sobre o tema!” antes de começar a colocar as ideias no papel.
Aqui, no blog da Conduscamp, sempre trazemos conteúdos sobre materiais para instalação elétrica. Continue nos acompanhando semanalmente para conferir as novidades.
3 Comments
Bastante interessante para que trabalha com cabeamento, ou queira vender esse tipo de material .
Bom dia senhores ! Sou eletricista e gostaria de saber qual o cabo é sua bitola de alumínio quádruplos para uma distância de no mínimo 400 metros ?
Se vcs tem esta medida a pronta entrega e quanto sairia este produto !
Vou fazer uma rede aérea em uma fazenda com um disjuntor de entrada de 100A!
Obrigado fico no aguardo 🙌
tenho uma casa a 200 metros do padrão de entrada qual cabo de aluminio devo usar ,vai ser aereo ,estou pensando em usasr um cabo de 50mm triplex de aluminio com neutro isolado.