Cabo shield: o que é, usos e vantagens dos blindados
Você pode até não conhecer os cabos shield, mas eles estão presentes na sua casa, no escritório que você trabalha e em muitos outros locais — isso porque são itens essenciais para a transmissão de sinais entre eletrônicos, redes de comunicações, transmissão de dados e mais.
Mesmo sendo tão utilizado, esse modelo possui muitas particularidades e você precisa conhecer todas elas antes de adquirir um cabo shield. Por isso, a Conduscamp preparou um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre os cabos blindados: o que é, para que serve, características e vantagens.
Continue a leitura para descobrir tudo isso e muito mais.
O que é um cabo shield?
Os cabos shield são, sobretudo, cabos blindados. Suas variações de blindagens podem ser em fita de alumínio, malha de cobre, trança de fios de cobr e muitas outras versões.
Cada tipo de blindagem pode oferecer diferentes níveis de proteção contra interferências. Consequentemente, a escolha da blindagem dependerá das necessidades específicas do sistema ou da aplicação.
Podemos dizer que os cabos shield são os mesmos que os cabos blindados, porém cada tipo de blindagem é recomendado para uma finalidade.
Se você deseja saber mais sobre os tipos de cabo de rede, aproveite para descobrir os 7 tipos de cabo de rede e as principais características de cada um.
Para que serve o cabo shield?
Os cabos shield são utilizados em locais que precisam de proteção contra interferências eletromagnéticas e interferências de radiofrequência.
Essas interferências podem ser geradas por fontes externas, como dispositivos eletrônicos, motores, equipamentos de comunicação ou até mesmo outros cabos próximos.
A blindagem atua como uma barreira entre o cabo e o ambiente externo, evitando que sinais indesejados entrem no cabo e causem distorção ou perda de qualidade do sinal. Além disso, a blindagem também evita que o cabo emita sinais eletromagnéticos que possam interferir com outros dispositivos próximos.
Ao evitar a interferência eletromagnética, há a contribuição para a integridade do sinal transmitido no cabo, reduzindo a possibilidade de ruídos, perdas de sinal, distorções ou corrupções dos dados transmitidos.
Isso é especialmente importante em ambientes sensíveis ou com alta densidade de dispositivos eletrônicos, como redes de telecomunicações, sistemas de transmissão de dados, equipamentos de áudio e vídeo, entre outros.
Saiba em qual momento usar o cabo shield:
- – Transferência de informações e dados;
- – Transmissores e medidores de fluxo;
- – Transferência de áudio e imagem;
- – Transferência de sinal de internet;
- – Ligações de comando de sistema;
- – Sistemas de alarme de incêndio;
- – Instalações eletroeletrônicas;
- – Automações de processos;
- – Sistemas de refrigeração;
- – Segurança predial.
Quais são as características do cabo shield?
Os cabos shield são elaborados seguindo rigorosas normas técnicas nacionais, regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Outro aspecto interessante que caracteriza bem este cabo é a construção da blindagem. Dentre as opções à venda na Conduscamp, existem modelos com malha de cobre nú (com 80%) de blindagem, malha de cobre de estanho (com 75%), fitas de alumínio acompanhadas de malha de cobre estanhada e mais.
Trata-se de um ponto de identificação importante não somente por entender melhor o funcionamento e aplicação do cabo, mas também por ser neste aspecto, muitas vezes, que se justificam as diferenças de preço de um fornecedor para o outro.
Você também pode se interessar por: cabo de alumínio: tipos, usos, características e mais!
Quais as vantagens do cabo shield?
A principal vantagem do cabo shield é evitar interferências eletromagnéticas.
As características do modelo são fundamentais para garantir a perfeita execução de sua função principal: realizar a condução de comunicação de equipamentos, transmissão de sinais e informações.
Para cumprir essa tarefa, o núcleo deste cabo é revestido com blindagem resistente, geralmente feitas com malha composta com fios de cobre, folha condutora de cobre e alumínio. Dessa forma, é possível que as transmissões e condução elétrica ocorra sem interferências.
Caso seu projeto também exija opções de rede, confira também mais informações sobre como escolhero modelo correto seguindo passos simples para escolher o cabo de rede.
Para que serve a blindagem do cabo?
A blindagem dos cabos shield possui a função de minimizar as interferências eletromagnéticas. Dessa forma, é possível reunir diversos cabos sem que isso atrapalhe na transmissão do sinal.
Um exemplo disso são os fios de internet — que ficam geralmente juntos a um cabo de energia. Nesse caso, é preciso que o cabo seja do tipo shield para não haver interferência no sinal de internet.
Como identificar um cabo blindado?
Para saber como identificar um cabo blindado, você precisa saber que ele é composto da seguinte maneira:
- – Um condutor de cobre ou alumínio para transmissão;
- – Isolação para o condutor, um material revestidor;
- – Por cima do condutor, há a blindagem. É válido mencionar que um cabo pode ter mais de uma opção de blindagem, chegando a ter duas ou três, dependendo do modelo;
- – Por fim, o revestimento de capa externa.
Pode emendar cabo shield?
Não é recomendado emendar os cabos shield. Isso pode atrapalhar no desempenho do produto, prejudicando a função de evitar interferências.
Mas se for necessário realizar a emenda de cabos blindados, é preciso se atentar para executar essa junção corretamente. Por isso, separamos um guia completo com o passo a passo detalhado para emendas de fios.
E aí, gostou de saber os detalhes do cabo shield? Não perca a chance de continuar navegando pelo blog da Conduscamp para acessar outros conteúdos sobre cabos, componentes e instalações elétricas