(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

cabo rj45 conectado em um hub de servidor

7 tipos de cabo de rede para conhecer e principais características

Os computadores estão sempre conectados, porém, são poucas as pessoas que sabem diferenciar os tipos de cabos de rede. Entender sobre os modelos é importante, sobretudo se você usa os equipamentos eletrônicos com frequência no cotidiano.

Afinal, cada cabo de rede apresenta características e propriedades específicas, como: velocidade de transmissão de dados, condutividade e material de fabricação diversos.

Para te ajudar, preparamos um guia prático com as especificações dos principais modelos de cabos de rede! Apesar de os termos e siglas que parecem complicados de início, não é tão difícil entender!

A seguir, conheça as características de 7 tipos de cabos de rede e tire as suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

1. Cabo coaxial

Quando o assunto é transmissão de sinais, o cabo coaxial figura entre os principais. O modelo é composto por um núcleo condutor — fio de cobre — sendo revestido por um material isolante, além de possuir blindagem metálica.

Cabo Coaxial branco

O cabo coaxial é bastante utilizado para ligar as redes locais de residências e estabelecimentos com o sinal de internet. Mas o seu uso não se restringe aos roteadores!

Por conta da alta capacidade frequencial (na casa dos gigahertz), esse tipo de cabo é bastante utilizado em transmissões de áudio, imagens para televisão, entre outros.

A capacidade de transmissão do cabo coaxial é de 10 Mbps (megabytes por segundo). Devido à malha de proteção e à blindagem eletromagnética, esse tipo de fio sofre pouca interferência, garantindo uma transmissão clara dos sinais.

Os principais conectores usados no cabo coaxial são os do tipo RCA (áudio e vídeo) e BNC (das primeiras redes Ethernet).

2. Cabo de rede par trançado blindado

O cabo de rede do tipo par trançado blindado é o mais utilizado para transmissão de dados Ethernet. Também conhecido como STP (Shielded Twisted Pair), o modelo é composto por fios de cobre e revestido por material isolante (como o plástico) e conta com blindagem contra ruídos externos.

Cabo de rede par trançado blindado

O termo”cabo de rede par” se dá por conta do entrelaçamento de pares de fios que impede interferências eletromagnéticas. É um tipo de cabo de rede indicado para quem busca uma transmissão sem perder informações.

E se você precisa de um cabo com blindagem para a parte externa, há também o modelo revestido de dupla capa. Ou seja, um cabo mais resistente, que pode ser exposto ao tempo.

3. Cabo de rede par trançado não blindado

Também conhecido como UTP (Unshielded Twisted Pair) ou CAT5, esse tipo de cabo é o mais popular atualmente para a conexão com a internet — tanto em residências como em empresas e estabelecimentos comerciais. É um modelo de fácil manuseio e instalação, além de ser mais acessível que o modelo blindado.

 Cabo de rede par trançado não blindado

É recomendado para conexões de até 100 m de distância, apresentando capacidade de transmissão na faixa dos 100 Mbps e frequência de 100 MHz (mega-hertz), superior ao coaxial.

Assim como o modelo blindado, o modelo sem blindagem para uso externo também é uma opção. Com duas capas, você pode utilizá-lo sem medo em ambientes desprotegidos de agentes como sol, chuvas e ventos.

4. Fibra óptica

Os cabos de fibra óptica, diferente dos modelos anteriores, são compostos por materiais transparentes — como fibras de vidro ou plástico — e transmitem dados e sinais por meio da reflexão da luz.

Cabo fibra optica

Inovador no mercado, é um tipo de cabo de rede com alta velocidade de transmissão (até 40 Gigabytes por segundo), além da capacidade de transmitir informações em milissegundos.

A fibra óptica consegue atingir distâncias maiores e não sofre interferências eletromagnéticas. Há dois tipos principais desse modelo de cabo de rede:

  • Monomodo: indicada para conexões que exigem uma distância maior — sem perda de informação — é uma fibra óptica que utiliza apenas um modo de propagação de luz.
  • Multimodo: mais acessível, é um tipo de fibra óptica comum em redes de internet residenciais e de médio alcance. Como o nome sugere, esse tipo permite a propagação dos feixes de luz em diversos modos.

5. Cabo serial e paralelo

Os cabos de rede seriais e paralelos são um pouco mais antigos e servem tanto para a conexão dos computadores com a rede de internet como para conectar outros aparelhos eletrônicos aos equipamentos.

Cabo serial e paralelo

O cabo serial, também conhecido como RS-232, transmite um bit por vez e atinge velocidades que ficam na faixa entre 0,1 e 0,45 Mbps, bem abaixo dos modelos mais recentes.

Inclusive, os cabos seriais e paralelos estão sendo substituídos por USBs, coaxiais e pares. A maioria dos modelos de notebooks e desktops atuais não contam com entradas compatíveis com os modelos.

6. USB

O cabo USB (Universal Serial Bus) é o modelo mais utilizado para conectar outros equipamentos aos computadores, como: mouses, teclados e impressoras.

Cabo USB

Esse tipo de cabo permite a transmissão de dados entre os aparelhos, além do compartilhamento da rede de internet entre computadores.

Os modelos mais recentes de notebooks e equipamentos eletrônicos já contam com entradas do tipo USB-C (compactas com uma velocidade maior de transmissão de dados). E, em alguns casos, é necessário adaptar os conectores Ethernet para USB.

7. Cabo de rede crossover

O cabo de rede crossover é um modelo par cruzado que permite a conexão de dois ou mais computadores a uma mesma rede de internet, sem que haja a necessidade de um modem intermediário.

Cabo de rede crossover

Além da conexão entre os computadores, o cabo crossover permite a conexão dos equipamentos diretamente com o roteador ou até mesmo a ligação entre dois modems.

Qual é o cabo de rede mais utilizado?

Entre os cabos de rede mais utilizados atualmente estão os do tipo coaxial, pares trançados, fibra óptica e USB-C.

Por conta dos avanços tecnológicos, alguns modelos, como o serial, paralelo e cruzado, estão caindo em desuso e sendo substituídos por opções que oferecem maior velocidade de transmissão.

Como escolher o melhor tipo de cabo de rede?

Tudo depende do seu uso e das suas necessidades! Por exemplo, para conectar periféricos e outros aparelhos eletrônicos ao computador, você precisará de um cabo USB.

pessoa segurando um cabo de rede na mão

Já para quem busca uma opção acessível e de fácil instalação para se conectar à internet, recomendamos os cabos coaxiais ou do tipo par trançado sem blindagem.

Para quem trabalha sempre conectado e necessita de um cabo com alta capacidade e velocidade de transmissão de dados, sem interferências, invista nos modelos do tipo par trançado blindado ou nas fibras ópticas.

Qual desses cabos de rede melhor te atende no momento? Conte com a Conduscamp para te ajudar! Continue acompanhando o nosso blog e aproveite para saber tudo sobre o cabeamento estruturado.

Até o próximo post!

3.4/5 - (5 votes)

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp