Utilizar o cabo certo para energia renovável em instalações elétricas sustentáveis é uma etapa fundamental do processo. Isso porque esse cuidado garante que as fontes renováveis possam ir além, tornando-se alternativas cada vez mais seguras, acessíveis e eficazes na distribuição de energia para sua casa.
Considerando tamanha importância e potencial, o blog da Conduscamp preparou um material completo sobre os cabos para energia renovável.
Siga conosco conferindo o material para que, ao final da leitura, você esteja consciente dos principais pontos de consideração para identificar os principais cabos e suas distinções para diferentes tipos de energias, como eólica ou solar.
Boa leitura!
Quais são os tipos de cabo para energia renovável?
Os cabos de energia são a base para qualquer tipo de instalação elétrica limpa. Eles são os principais responsáveis por conduzir a energia e, ainda, garantem que não haverá nenhum problema que comprometa o funcionamento do sistema. Tudo isso, é claro, contando com características específicas para a condução.
Os dois principais tipos de instalações elétricas utilizadas para se obter energia renovável são os fotovoltaicos e os eólicos:
- – Modelos fotovoltaicos: são os modelos criados especialmente para a energia solar — sendo, assim, resistentes aos raios solares e feitos para aguentar grandes temperaturas;
- – Modelos eólicos: instalações resistentes ao clima e feitas para suportar grande tração e pressão propostos pelos contextos característicos da captação de energia eólica, como a instalação em torno das grandes turbinas e as rajadas intensas de vento.
Como garantir segurança ao adquirir um cabo para energia renovável?
Existem normas ABNT e de segurança que definem as especificações em cabo para energia renovável. De maneira geral, os modelos precisam apresentar:
- – Resistência a intempéries;
- – Alta condutividade para que a distribuição de energia seja otimizada;
- – Propriedades anti-incêndio;
- – Revestimento por isolamento que possa receber uma camada de cobertura dupla.
Aprenda mais sobre os eletrodutos e conduítes para reforçar suas instalações!

Normas de fabricação e instalação de cabos para energia renovável
Para garantir segurança no cabo para energia renovável, foram criadas normas e certificações que regulam a sua fabricação. Consequentemente, só podem ser considerados seguros — ou até mesmo comercializados — caso se encaixem em todos esses requerimentos.
As normas ABNT são uma das mais importantes para o Brasil e definem a qualidade que os cabos devem ter para serem comercializados em território nacional. Há também as normas ISO que são importantes internacionalmente e, entre algumas dessas especificações, encontramos:
- – NBR 7286 para as potências do cabo;
- – NBR 6880: para os condutores de cabos;
- – NBR 16612: para sistemas e instalação de cabos fotovoltaicos;
- – ISO 6722: para instalação em sistemas de baixa tensão;
- – ISO 62930: para cabos fotovoltaicos;
- – ISO 670502-1: para isolamento em cabos fotovoltaicos.
Vale mencionar que as normas existem não somente para garantir uma boa instalação e funcionamento da rede, mas também para minimizar riscos de quem investe neste tipo de energia.
Atenção aos conectores compatíveis ao cabo para energia renovável
Os conectores são peças importantes para a segurança e funcionamento do cabo de energia solar e eólica. Os modelos são encontrados em versões positivas e negativas — popularmente chamados de macho e fêmea.
Nestes conectores, todo o sistema alimentado pela energia renovável deve estar conectado, sempre com seus respectivos pares, positivo com negativo e negativo com positivo.
Dê preferência sempre por componentes ideais para atender às demandas específicas de um cabo para energia renovável, sobretudo quanto às características de resistência física que fazem toda a diferença na fixação e conexão da estrutura.

Exemplos de projetos com cabos de energias renováveis
Para complementar nossos esclarecimentos, nada melhor do que apresentarmos a necessidade de ter um bom cabo para energia renovável por meio de exemplos bem-sucedidos que utilizam esses componentes.
Assim, conseguimos destacar o constante progresso das energias renováveis no interesse da população mundial e até mesmo aparecendo em vertentes da política pública.
Projetos de captação de energia solar
Em Santa Catarina, uma empresa de engenharia elétrica passou a investir em serviços de energia solar com grande retorno. Não só houve menos gastos e custos, como se pôde observar que a empresa passou a receber apoio tanto de clientes como de parceiros comerciais que também adotaram a energia limpa.

Na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, houve um esforço do próprio município para integrar a geração de energia solar para a população. Logo nos primeiros meses, houve uma grande economia em comparação com as contas de luz tradicionais.
O exemplo ganhou força no estado, o que fez com que Campo Grande, capital sul-mato-grossense, adotasse políticas similares e, em 2023, estivesse entre as 3 capitais com maior uso de energia solar no Brasil — gerando mais de 200 MW de acordo com levantamentos da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Inovações na energia eólica
Ressaltamos ainda os avanços em relação à energia eólica, com foco no estudo promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde as torres convencionais geradoras de energia eólica serão substituídas por um grande cabo.
Suas pás também serão modificadas e receberão componentes parecidos com asas. O principal objetivo do estudo é tornar a energia eólica mais viável, baratear os custos de instalação e permitir ainda mais acessibilidade ao serviço.

Esperamos que tenha gostado do material sobre cabos para energia renovável, produtos protagonistas na captação e distribuição desse tipo de energia limpa, e como tal deve ser valorizado.
Desde sua escolha até a instalação, há um trabalho necessário para garantir que esses componentes sejam bem escolhidos e garantam eficiência e segurança para a estrutura.
Te convidamos, na sequência, a conferir nosso post sobre como escolher e instalar cabos em instalações industriais para que, com o conhecimento obtido aqui, você saiba a melhor e mais segura forma de alimentar sua indústria com energia renovável!