(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

Eletrodutos e conduítes: tipos, vantagens e aplicações

Os eletrodutos, também chamados de conduítes, são peças essenciais para a composição de uma boa fiação elétrica. Tratam-se de tubos extensos que ficam em lajes, paredes ou pisos, responsáveis por isolar os circuitos de contato com elementos externos. A grande demanda por sistemas elétricos em conjunto com a preocupação com a segurança e eficácia dos projetos faz com que componentes de proteção sejam muito procurados. 

Pelo fato dos materiais possuírem tais características, é necessário conhecer os diversos tipos de eletrodutos existentes. Assim, você consegue aprimorar a proteção da instalação do seu sistema elétrico.

Para te ajudar nessa missão, a Conduscamp elaborou um conteúdo completo sobre eletrodutos e conduítes! Vem conosco.

Quais são os principais tipos de eletrodutos e conduítes?

Por conta da variedade de ambientes, existem tipos de eletrodutos que variam a sua composição. Apesar de todos protegerem a fiação, compreender a composição do item pode auxiliar na escolha do modelo ideal para o seu projeto!

1. Eletrodutos e conduítes metálicos

Os eletrodutos metálicos contêm uma camada de esmalte que dificulta bastante a corrosão dos componentes. Podem possuir revestimentos de plástico ou zinco sendo utilizados principalmente em lajes e superfícies que foram concretadas justamente por não serem afetadas pelo tempo.

Por ser um material resistente e rígido, os eletrodutos metálicos são recomendados para locais sem curvas e que, simultaneamente, necessitam de bastante proteção contra agentes externos.

2. Eletrodutos e conduítes flexíveis

Os flexíveis são amplamente recomendados para ligações que sofram com vibrações ou movimentações. Além disso, são utilizados em instalações embutidas nas paredes pelo fato de poderem ser dobrados conforme a estrutura solicitar.

Vale comentar que, para facilitar sua compra, normas brasileiras determinam a cor amarela para os eletrodutos flexíveis comuns e laranja para os mais reforçados.

Os cabos também possuem cores, sabia? Se você ainda não conhece qual é qual, é o momento certo para conferir o nosso conteúdo!

3. Eletrodutos e conduítes rígidos

Os eletrodutos rígidos são resistentes a grandes impactos e estímulos externos. Isso se deve pela composição em PVC e aço galvanizado — bastante recomendado para forte preservação da fiação contra variações térmicas ou elétricas. Entretanto, o fato de não serem flexíveis dificulta a instalação.

Por conta da resistência, os eletrodutos rígidos são recomendados para condições instalações que ficam expostas ao sol, a produtos químicos e outros agentes. Vale mencionar que eles podem ser roscáveis ou soldáveis.

4. Eletrodutos e conduítes transversalmente elásticos

Os eletrodutos transversalmente elásticos são um “meio-termo” entre os rígidos e os flexíveis. Isso porque são mais maleáveis que os rígidos, mas não tanto quanto os flexíveis.

É o tipo de eletroduto mais recomendado para linhas embutidas, muito utilizadas em prédios comerciais e residenciais por conta de sua composição baseada em polietileno de alta densidade.

Quer saber os detalhes das instalações elétricas prediais? A Conduscamp te ajuda!

5. Eletrodutos e conduítes isolantes

Os eletrodutos isolantes, conforme sugerido pelo nome, são compostos por materiais bem resistentes a estímulos externos como é o caso dos de PVC.

Ao utilizá-los, a sua fiação estará resistente à temperatura, umidade e até a interferências elétricas, muito importante caso necessite de alto nível de isolamento externo.

Por que usar eletrodutos nas instalações elétricas?

O uso de eletrodutos é bastante interessante por proteger a fiação elétrica de diversos danos que comprometam a integridade do sistema. Assim, garante-se tanto um sistema mais duradouro como também evita-se acidentes que envolvam eletricidade, como incêndios causados por curtos-circuitos.

Por exemplo, imagine que você esteja fazendo a instalação de fiações em um restaurante; é necessário que o sistema esteja protegido por eletrodutos a fim de evitar que água e outros componentes caiam na fiação, comprometendo seu funcionamento.

No entanto, outro motivo para uso dos eletrodutos é para combinar com a decoração do lugar. Principalmente para quem deseja decorar seu lar no estilo industrial, a escolha do eletroduto correto é uma excelente pedida para fornecer a beleza ao lugar junto das utilidades de proteção elétrica.

Você já conhece as diferenças entre a voltagem 110 e 220? Ainda não? Então clique e confira tudo sobre o tema.

Como instalar eletrodutos? Confira 5 dicas para instalação

Por fim, é interessante conhecer algumas dicas para instalar os eletrodutos a fim de permitir que eles sejam postos corretamente e não comprometam as ligações. Ao seguí-las, certamente, você perceberá que sua fiação elétrica não só terá grande durabilidade como também bastante eficácia!

Calcule as medições

Apesar de parecer óbvio, é de extrema importante saber calcular as dimensões que os eletrodutos devem possuir para cobrir completamente as fiações. Dados importantes como a quantidade de cabos e distância a ser percorrida são essenciais para definir as dimensões a serem obtidas.

Após realizar as contas cuidadosamente, recomendamos que você compre sempre um pouco a mais, caso haja perdas durante a instalação. 

Se você ainda não sabe como metrificar fios para instalações elétricas, temos um guia com dicas exclusivas!

Avalie o ambiente de instalação

Verificar as características do ambiente é essencial para garantir a instalação correta do eletroduto que suporte todas as variáveis que o local pode oferecer. Um estudo do local, te ajuda a perceber como se lidar com o material para usá-lo da melhor maneira.

Uma dica é utilizar o máximo de linhas retas possíveis, já que assim você economiza material e também terá menos dificuldades nas instalações. O ponto-chave é, portanto, verificar se há necessidade de realizar muitas curvas na fiação. 

Atente-se para que as curvaturas não fiquem fechadas, visto que pode comprometer a passagem dos cabos e, consequentemente, gerar problemas na forma com a qual a eletricidade é conduzida, comprometendo a eficiência do sistema.

Escolha o material do eletroduto

Avaliar o material dos eletrodutos é muito importante para verificar se ele é adequado para o ambiente de instalação. Assim, você garante a compra do produto correto e evita ter frustrações e gastos. Como a composição dos materiais eletrodutos se baseiam em padrões de segurança, utilizá-los é ter uma instalação conforme as normas de uso.

Conte com a ajuda profissional para a instalação

Mesmo que não seja uma instalação necessariamente complicada, existem detalhes que a um profissional qualificado pode solucionar com facilidade.

Quando trata-se de dimensionamento, por exemplo, a experiência do profissional garantirá as medidas ideais. Além disso, ele pode auxiliar na escolha do produto correto para os seus objetivos na instalação.

Invista na manutenção do eletroduto

Por último, é preciso garantir que o eletroduto tenha manutenção. Verifique regularmente se há incongruências com as deformações na instalação. Caso note, acione um especialista para solucionar o problema o mais rápido possível. Lembre-se que curtos-circuito podem causar incêndios.

Gostou de ver como os eletrodutos são indispensáveis para proporcionar a segurança e eficiência de um projeto elétrico? Caso queira continuar aprendendo mais sobre instalações, cabos e componentes elétricos, navegue pelo blog da Conduscamp e aproveite!

Avalie este artigo

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp