Cabo Cat5, Cat5e e Cat6: entenda as diferenças
Para o público geral, o cabo com nome CAT pode parecer um pouco estranho, mas, sem dúvidas, esses cabos são mais do que velhos conhecidos — e com certeza podemos apostar que fazem parte da sua vida diária.
O CAT nada mais é do que outro nome para os Ethernets, o fio que conecta o computador a roteadores e modems, portanto sem ele não existiria internet cabeada.
Essenciais atualmente, os cabos CAT estão em ambientes doméstico e profissionais, se dividindo em, pelo menos, 3 categorias: CAT5, CAT5e e CAT6.
Venha entender as principais diferenças e características de cada um deles!
Quais as diferenças entre os cabos CAT 5, CAT5e e CAT6?
Mesmo que a nomenclatura dos cabos sejam semelhantes, mudando apenas um número ou adicionando uma letra, há características que mudam bastante a qualidade de um modelo CAT para outro.
Parte das diferenças desses cabos é qualitativa, ou seja, pesam na qualidade dos cabos e hierarquizam do melhor para o mais básico. Isso se dá porque esses modelos foram aparecendo gradualmente conforme o avanço da tecnologia, então é de se esperar uma considerável evolução em sua estrutura e benefícios.
Entre as diferenças, podemos destacar alguns pontos que mostram o porquê um cabo é superior ao outro. Por exemplo:
- – Largura da banda de internet suportada;
- – Frequência da internet;
- – Sensibilidade;
- – Capacidade de suportar interferências;
- – Comprimento do cabo suportado sem perder qualidade de conexão.
Essas são algumas das distinções mais básicas entre esses cabos, sendo cada um mais eficiente nesses quesitos do que os demais. Para certos projetos, no entanto, essas diferenças podem ser irrelevantes, mesmo alterando a qualidade da conexão proporcionada pelo cabo.
Afinal, nem todo projeto, equipamento eletrônico ou o que quer que use internet precisa de uma conexão com as melhores propriedades de entrega. Ou seja, um cabo mais antigo pode ser utilizado sem impactar no resultado do projeto, sendo ainda um ponto de economia.
Conheça também todos os detalhes que estão relacionados aos modelos de cabos de rede!
CAT5: conheça os detalhes do modelo
O cabo CAT5, também conhecido como “cabo de categoria 5”, é formado por 8 fios trançados de cobre, sendo eles 4 pares revestidos por uma capa de plástico.
Seu formato é o mesmo do cabo ethernet que conhecemos, no entanto, é o modelo mais rudimentar, sendo considerado, no mundo da tecnologia, como um “objeto obsoleto”.
Na década de 90, suas características eram incríveis, porém, hoje, já não surpreendem muito devido às especificações:
- – Atende uma banda de internet de 10 megabytes por segundo;
- – Suporta uma distância de 100 metros;
- – Sua frequência é de 100 MHz;
- – Muito sensível a interferências.
Dessa forma, essa categoria do cabo já foi deixada para trás, servindo apenas para projetos que exigem o mínimo da internet, equipamentos amadores ou testes.
Usos do cabo CAT5
Como podemos observar pelas suas especificações, o cabo CAT5 é limitado. Para projetos maiores e complexos ele é, praticamente, inútil.
O cabo só aparece em projetos pequenos, amadores ou como suporte a redes internas que exigem o mínimo de conexão. Por ser um cabo barato, ele é muito utilizado ainda em sistemas telefônicos que não exigem tanta qualidade de conexão.
CAT5e: a versão aprimorada do CAT5
O cabo CAT5e ou “categoria 5 enhanced” é uma versão melhorada do cabo CAT5.
Apesar de similares, são 4 os modelos de Cat 5 existentes — sendo divididos entre cabos para uso interno e externo e, entre estes, versões com e sem blindagem. Tirando isso, se analisarmos as estrutura do modelo, não encontraremos distinções drásticas, com seus. Entretanto, em sua eficiência é que entenderemos como se diferencia dos outros. aproximadamente
O CAT5e continua sendo formado por 8 fios de cobre que se dividem em 4 pares trançados de 24 awg (aproximadamente 50 mm² de diâmetro) revestidos por um material plástico ou emborrachado. Mas suas especificações deixam claro a melhora, separando-o do seu antecessor.
- – Não é sensível a interferências leves;
- – A largura de banda larga suportada é de 1 gigabyte por segundo;
- – Por padrão, sua frequência permanece a de 100 MHz, no entanto, o cabo permite que sejam criadas versões de maiores frequências;
- – Seu comprimento recomendado ainda é de 100 metros.
Com essas características já fica claro a diferença de qualidade que existe entre o CAT5e e o CAT5 convencional.
Veja também o nosso conteúdo sobre como escolher o cabo de rede ideal!
Usos do cabo CAT5e
O cabo CAT5e é muito voltado ao uso domiciliar em computadores e conexões com a internet. Servidores também utilizam esse cabo, assim como sistemas de telefonia telefônica que exigem qualidade na conexão.
Para todas as aplicações do CAT5, o CAT5e o substituiu. Quando observamos a diferença CAT5 e CAT5e, o segundo modelo é melhor que o antecessor em tudo, fazendo jus à letra adicionada representando o “enhanced” — traduzido do inglês como aprimorado.
Cat6: o modelo mais avançado de cabos ethernet
Por fim, mas não menos importante, o famoso CAT6, o modelo mais avançado e tecnológico do cabo ethernet. Ao analisar a estrutura física do cabo, o modelo é bem semelhante ao Cat5 e Cat5e, no entanto, há mudanças em sua composição.
Os 4 pares de cobre trançados são isolados uns dos outros por uma peça na estrutura do cabo. Eles são torcidos de maneira mais firme e também recebem uma capa de material isolante que auxilia em sua resistência.
Suas especificações são:
- – Frequência de 250 MHz;
- – Quando o comprimento do cabo é de 100 metros, permite uma conexão de 1 gigabyte por segundo;
- – Quando o comprimento é de 55 metros, permite uma conexão de 10 gigabytes por segundo.
O cabo é um sucesso, com uma tecnologia de ponta que traz benefícios em sua conexão e torna qualquer projeto especial.
Usos do cabo CAT6
O cabo CAT6 não é muito usado no ambiente doméstico, pois sua estrutura fornece tal conexão que ultrapassa o uso necessário para um computador residencial. Já para as empresas, o cabo é, sem dúvida, excepcional.
O CAT6 é muito utilizado por companhias que dependem de conexões rápidas, com alta banda e que não tenham interferências — empresas de tecnologia adoram o modelo.
É esperado que, com o avanço e democratização da tecnologia, o cabo também seja utilizado no ambiente doméstico. Mas essa conversa ainda fica para um futuro não muito distante.
Já que estamos falando do ramo empresarial, o que acha de complementar a leitura conhecendo sobre os regulamentos RoHS e REACH?
Comparativo de velocidade entre cabos CAT5, CAT5e e CAT6
Vamos agora comparar de modo mais evidente as diferenças entre os cabos CAT. Confira a tabela.
Modelo: | Distância: | Suporta: 100 MB/S | Suporta: 1 GB/S | Suporta:10 GB/S |
Cabo CAT5 | 100 metros | X | ||
Cabo CAT5e | 100 metros | X | X | |
Cabo CAT6 | 100 metros | X | X | |
Cabo CAT6 | 55 metros | X | X | X |
Com esta tabelinha, o entendimento sobre os cabos CAT e suas diferenças fica mais completo.
Por fim, utilize todos os detalhes que fornecemos no artigo para comprar ou investir em cabos de rede daqui para frente, sempre analisando qual o ideal para a sua estrutura.
Aproveite para saber tudo sobre os cabos de comando e como eles podem influenciar na transmissão de informações e sinais de controle de um dispositivo para outro!