A fibra óptica chegou para renovar os conceitos existentes de conexões voltadas para comunicação no geral. Sem sombra de dúvidas, há um período das comunicações antes e depois do estabelecimento desta inovação.
Pensando nisso, nada mais justo do que o blog da Conduscamp te oferecer um post completo sobre a fibra óptica, não é mesmo?! Então, siga no texto para conhecer todos os detalhes deste importante cabo, bem como informações sobre seu funcionamento, suas principais aplicações e as vantagens oferecidas frente aos demais tipos de cabos utilizados para funções semelhantes.
Boa leitura!
Conheça o cabo de fibra óptica
O cabo de fibra óptica — criado em 1955, mas que só chegou no Brasil na década de 80 — é um tipo de conector composto por fios estruturados em vidro no seu núcleo, possuindo camadas externas variadas de proteção, utilizando o plástico e demais alternativas na conservação de sua integridade e bom funcionamento.
Os modelos conseguem transmitir dados via pulsos de luz, cruciais para fazer com que estes cabos sejam conhecidos por sua alta velocidade e capacidade de transmissão de dados a longas distâncias.
Confira detalhes do funcionamento da fibra óptica
Essa alternativa funciona a partir da reflexão da luz por dentro dos fios. Quando a luz é propagada em uma das pontas da fibra óptica, ela chega ao outro lado por meio das reflexões internas ocorridas na parte central do cabo — o chamado de núcleo da fibra.
Isso permite que os dados sejam transmitidos por meio dos pulsos originados na constante reflexão da luz, causando uma onda de propagação contínua e com a menor perda de sinal possível por meio da fibra óptica.
Por que usar a fibra óptica?
A fibra óptica traz muitas vantagens ao mercado de conexões e transmissões de dados, sobretudo em comparação às outras opções geralmente instaladas:
1. Velocidade de transmissão
A fibra óptica consegue transmitir dados a velocidades muito acima da média, promovendo uma comunicação extremamente eficiente.
Os cabos de fibra óptica também têm uma largura de banda muito maior do que os outros cabos, o que significa que podem transportar uma quantidade maior de dados.
2. Pouca interferência
A fibra óptica apresenta características que resistem aos demais campos de eletromagnetismo. Isso faz com que se mantenha a frequência, intensidade e qualidade do sinal enviado mesmo em longas distâncias.
3. Segurança aprimorada
As vantagens não param por aí, com os dados transmitidos via fibra óptica sendo mais seguros do que a maioria dos cabos, sendo muito difícil que uma interceptação ocorra e comprometa informações importantes.
Veja também a diferença dos cabos Cat — o famoso cabo ethernet! Por lá, você encontrará muita informação sobre os modelos que, certamente, vão te ajudar na escolha de um cabo.
Quais são as principais aplicações da fibra óptica?
Apesar de seu tempo considerável de existência, fato é que a fibra óptica só se tornou amplamente utilizada em uma variedade de aplicações recentemente, com a evolução de seus métodos de produção em massa.
Com um maior acesso ao produto para estruturar conexões, a fibra ganhou destaque como principal alternativa para diversos setores, como, por exemplo:
1. Transmissão de audio e vídeo: a fibra óptica promove transmissão de audio e vídeo em alto nível. Até por isso, algumas das principais opções de linhas modernas de internet, telefonia e televisão por assinatura utilizam, preferencialmente, a fibra óptica.
2. Redes de Computadores: Tanto redes de computadores corporativas como os data centers são contextos em que a fibra óptica é muito usada devido sua alta largura de banda e baixa latência.
3. Medicina: O uso da fibra óptica na medicina vai muito além do estabelecimento de conexões necessárias para uma rápida e eficiente transmissão de dados, com a alternativa estando presente em equipamentos médicos que permitem visualização interna do corpo humano sem a necessidade de cirurgia invasiva — como, por exemplo, o endoscópio.
4. Indústria: É possível encontrar a fibra óptica no âmbito industrial ao ser empregada tanto em sistemas de monitoramento e controle como em instrumentação de alta precisão.
Os cabos manga também são muito presentes na indústria por conta dos sistemas de automação que são capazes de estruturar. Veja mais detalhes!
Com sua alta velocidade, largura de banda e imunidade a interferências, a fibra óptica é a escolha certa para uma variedade de aplicações. Sua aplicação ganha espaço a cada dia, tornando as conexões mais modernas, seguras e eficientes.
Siga no blog para aprender ainda mais sobre o universo dos fios, cabos e suas possíveis instalações. Conheça, por exemplo, tudo o que você deve considerar para escolher os cabos de rede das suas instalações, considerando as características únicas de cada modelo e importantes funções nos sistemas de transmissão de dados
Até o próximo post!