(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

Ao lidar com instalações elétricas, ter a certeza do certificado de cabos utilizados no projeto é essencial para garantir segurança, eficiência e conformidade com as normas legais. A certificação vai além de um título, sendo um atestado de que o produto passou por rigorosos testes de qualidade, protegendo tanto o profissional da área elétrica quanto o consumidor e o sistema em questão.

Levando tudo isso em conta, o blog da Conduscamp apresenta tudo o que você precisa saber sobre as principais certificações de qualidade a se considerar nos cabos elétricos. Dos detalhes que embasam a importância até os tipos de certificações e dicas de verificação, aqui você encontra tudo o que precisa saber para dominar o assunto.

Boa leitura!

Por que os certificados de cabos são tão importantes?

Ter certeza sobre o certificado dos cabos que integrarão sua instalação elétrica é, acima de tudo, uma garantia da qualidade do produto escolhido, o que se reflete em diversos aspectos importantes para os projetos, como os elencados a seguir.

Garantia de segurança

Certificações de qualidade asseguram que os cabos atendem a padrões de segurança elevados, reduzindo riscos de falhas na estruturação do produto que possam causar curtos-circuitos, picos de energia, superaquecimento, incêndios e demais problemas.

Elas garantem que os materiais utilizados são adequados para suportar diferentes condições operacionais, atingindo o máximo potencial de uso enquanto evita falhas que podem colocar em risco pessoas e patrimônios.

Conformidade com regulamentações

As normas brasileiras e internacionais, como as estabelecidas pelo Inmetro e pela NBR 5410, exigem que os cabos atendam a critérios específicos de desempenho. Isso facilita não somente a padronização das instalações, mas torna o processo mais fácil de ser replicado e verificado.

Tudo isso reforça a segurança em projetos residenciais, comerciais e industriais ao deixar claro os limites e as diretrizes para o uso de cada tipo de cabo.

Proteção ao consumidor

Um cabo certificado passa por testes que comprovam sua eficiência e durabilidade, o que significa, para o consumidor, adquirir um produto de qualidade garantida, evitando problemas futuros e garantindo um bom retorno do investimento.

Indo além, há a importância de garantir o bom funcionamento dos cabos para impedir danos materiais — com problemas na rede elétrica podendo trazer prejuízos às próprias conexões e aos aparelhos ligados nessa rede —, além de impedir incêndios, choques e demais perigos.

Principais certificações de qualidade para cabos elétricos no Brasil

Com tamanha importância em vista, é hora de conhecer melhor os mais importantes certificados de qualidade dos cabos elétricos disponíveis no mercado:

1. Certificado INMETRO

O INMETRO é o órgão governamental responsável por regulamentar produtos no Brasil, ou seja, estabelecer um padrão de qualidade e garantir que os itens que atendem às exigências sejam identificados com o seu selo.

Dessa forma, os cabos certificados pelo Inmetro devem apresentar níveis adequados de resistência, condutividade e isolamento eficiente, com esses pilares sendo capazes de assegurar o bom desempenho do produto em diversas condições.

Alguns tipos de cabos não possuem certificação do INMETRO porque não se enquadram nas exigências das portarias que regulamentam produtos elétricos no Brasil. Esses cabos podem ser utilizados em aplicações específicas onde a certificação não é obrigatória.

Quando um cabo não possui certificação do INMETRO — seja por não se enquadrar nas portarias vigentes, seja por não estar sujeito à exigência de certificação — sua qualidade e segurança são garantidas pelo cumprimento de normas técnicas específicas e pela responsabilidade do fabricante em seguir esses padrões. No entanto, se um cabo estiver dentro das exigências de certificação do INMETRO e não possuir o selo, isso representa um problema de conformidade.

Caso não haja a certificação do INMETRO, a fabricação, qualidade e segurança são regidas por normas técnicas específicas e pela responsabilidade do fabricante em seguir esses padrões.

2. Normas Técnicas

Mesmo sem certificação do INMETRO, muitos cabos são fabricados conforme normas técnicas específicas que definem os requisitos de qualidade, segurança e desempenho.

Alguns exemplos:

  • – NBR 5410: Normativa brasileira para instalações elétricas de baixa tensão;
  • – NBR 6251: Para cabos multiplexados de alumínio;
  • – IEC 60228: Normas internacionais para condutores de cabos elétricos;
  • – NBR 6880: Para condutores de cobre ou alumínio;
  • – Normas específicas de fabricantes internacionais, como UL (Underwriters Laboratories).

Essas normas garantem que os cabos atendam aos requisitos mínimos de resistência elétrica, durabilidade e segurança.

3. Certificações Alternativas (Internacionais ou Setoriais)

Alguns cabos, mesmo sem certificação INMETRO, podem ter certificações internacionais ou validação de outros órgãos reconhecidos.

Exemplos:

  • – UL (Underwriters Laboratories).
  • – ISO 9001: Garantia de qualidade no processo de fabricação.
  • – Certificações específicas para cabos industriais, como aprovação em testes específicos (chama, resistência ao impacto, etc.).

4. Inspeções, ensaios e laudos técnicos

Mesmo sem a exigência de certificação INMETRO, cabos podem passar por ensaios técnicos realizados por laboratórios certificados (como laboratórios de terceiros ou internos). Esses ensaios garantem:

  • – Condutividade elétrica: Confirmar que o cabo suporta a carga especificada.
  • – Resistência mecânica e térmica: Testes de durabilidade.
  • – Isolamento: Verificar se o cabo está protegido contra curto-circuitos e descargas.

5. Especificações do pojeto

Em muitos casos, a qualidade dos cabos é garantida por especificações do projeto. Profissionais técnicos (engenheiros ou projetistas) especificam os tipos de cabos a serem utilizados, detalhando:

  • – Bitolas e capacidade de corrente.
  • – Tipo de isolamento ou blindagem.
  • – Resistência térmica, mecânica ou química.

6. Garantia do fabricante

A confiabilidade também está associada à responsabilidade técnica do fabricante, que deve:

  • – Fabricar os cabos dentro das especificações das normas técnicas aplicáveis.
  • – Fornecer relatórios técnicos, laudos de ensaio e fichas técnicas que comprovem o desempenho do produto.
  • – Garantir rastreabilidade dos materiais utilizados.

7. Contratos ou especificações do usuário

Em projetos grandes, como usinas solares ou redes industriais, o comprador muitas vezes exige que o fornecedor cumpra requisitos técnicos documentados e apresente testes de conformidade. Isso substitui a necessidade de certificação INMETRO, com base em acordos comerciais e técnicos.

8. Certificações internacionais reconhecidas

Além das validações nacionais, existem ainda padrões internacionais que devem ser considerados. A UL (Underwriters Laboratories), por exemplo, é uma certificação americana que avalia a qualidade e a segurança de produtos elétricos gerais, enquanto o CE (Conformité Européenne) oferece o mesmo serviço, mas focado no que vem do mercado europeu.

Tudo isso é levado em conta para garantir não somente a qualidade e a segurança dos produtos importados, mas que eles sejam compatíveis com as opções nacionais que também são devidamente certificadas.

Por fim, assim como o ISO 14001, o RoHS (Restriction of Hazardous Substances) é um certificado de cabos voltado para reforçar a proteção ao meio ambiente, limitando o uso de substâncias perigosas, como chumbo e mercúrio, na fabricação de cabos elétricos.

Vale ainda destacar que, em projetos grandes — como usinas solares ou redes industriais — o comprador muitas vezes exige que o fornecedor cumpra requisitos técnicos documentados e apresente testes de conformidade. Isso substitui a necessidade de certificação INMETRO, com base em acordos comerciais e técnicos.

Como verificar se um cabo elétrico é certificado?

Para ter certeza que os cabos escolhidos por você são de fato certificados, primeiramente verifique selos de certificação no produto e na embalagem, com o cuidado de confirmar informações sobre o fabricante e o lote para evitar fraudes.

Os sites de órgãos como o Inmetro também disponibilizam informações sobre a validade das certificações, permitindo confirmar a autenticidade do produto. Já a preferência por fornecedores confiáveis — sejam distribuidores reconhecidos no mercado ou os próprios fabricantes — aumenta as chances de uma compra segura.

Esperamos que você tenha gostado de mais um material do blog da Conduscamp, loja especializada em cabos elétricos e que trabalha somente modelos devidamente certificados.

Aqui, oferecemos um post para te ajudar a conhecer os principais certificados de cabos do mercado para garantir que seu projeto elétrico tenha somenteopções de qualidade para garantir sua eficiência e segurança. Siga em meio às nossas páginas para aprender ainda mais. Que tal conferir como metrificar fios de maneira segura e eficiente? Leia e amplie seus conhecimentos no ramo.

Até o próximo post!

Avalie este artigo

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Comments are closed.

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp