(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

Pico de energia: o que é, causas, riscos e mais

Você com certeza já experimentou um episódio de pico de energia. Aquele momento em que as luzes piscam, ficam mais incandescentes ou até onde há uma falha generalizada de todos os aparelhos elétricos da casa. 

Este é um clássico episódio de pico da energia elétrica, que pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. Mas será que eles podem trazer riscos para nossos aparelhos ou até riscos à saúde?

Quer entender mais sobre o assunto? Veja o que a Conduscamp elaborou sobre os picos que podem acontecer em sua rede elétrica, suas causas e como proceder. Confira!

O que são picos de energia?

A energia elétrica distribuída por toda a rede que chega até nossa casa é medida e controlada pelas companhias de força e luz. Essas empresas utilizam um imenso aparato tecnológico para permitir que a energia seja distribuída de maneira regular, estável, constante e de maneira controlada

Existe uma série de aparelhos em diversos pontos da cidade que tentam controlar a descarga elétrica de toda a rede, visando garantir a segurança de todos que utilizam a mesma energia.

É necessário entender que a energia elétrica disponibilizada pela rede não é a mesma para todas as casas e nem a todo momento — alterações e variações podem ocorrer tanto para menos quanto para mais. E no caso do pico, estamos falando de uma variação de energia que supera os padrões.

O pico da rede elétrica se dá quando a energia disponibilizada está acima dos níveis normais, aumentando o nível da descarga que sua casa e sua instalação costumam suportar. A eletricidade disponibilizada pela rede nunca é a mesma, no entanto, durante o pico a variação é tão grande que todo o sistema elétrico reage.

O que pode causar um pico de energia?

Vamos entender quais são as causas dos picos de energia!

1. Raios

Raios elétricos são energia pura, forças da natureza que encarnam a eletricidade. Para você ter uma ideia, um único raio tem energia o suficiente para abastecer uma pequena residência por pelo menos um mês.

Perto de toda essa magnitude dos raios, a energia doméstica não é nada. Pior que isso, ela é alterada por ele com imensa facilidade sempre que cai um raio próximo de sua casa.

Como os raios estão geralmente acompanhados de chuvas intensas, esse é o momento mais propício para ocorrer um pico acompanhado por queda de energia.

2. Oscilações de rede elétrica

Oscilações na rede elétrica são comuns e podem acontecer a qualquer momento. No entanto, quando são bruscas demais, geram um pico na rede elétrica. Entre os principais motivos das oscilações temos:

  • – Manutenção na rede elétrica;
  • – Queda de raios;
  • – Quebra de um aparelho de distribuição da energia;
  • – Aumento no consumo da energia. 

Elas costumam desaparecer rápido, no entanto, ainda é necessário cautela e prevenção para lidar com os picos gerados quando ocorre a variação de energia. 

O que acha de aprimorar a leitura conhecendo os detalhes da amperagem de cabos?

3. Acidentes elétricos

Acidentes na rede elétrica são um tremendo transtorno, costumam impactar comunidades inteiras e podem cortar a energia de bairros, ruas e até cidades

Acidentes são desastres que ninguém teve culpa direta, na maior parte das vezes, e poderiam acontecer a qualquer momento. Um carro que acertou um poste, um fio que se partiu ou até mesmo um desastre natural podem causar acidentes bem feios na rede elétrica e cortar a energia de centenas de pessoas. 

E, claro, com esse corte, é sempre bom relembrar que há sempre a chance de um pico de energia indesejado atingir sua casa.

É importante mencionar que a qualidade dos cabos pode dificultar acidentes elétricos. Portanto, se for preciso, invista em modelos de alumínio e cobre com garantia de qualidade.

Quais são os riscos de um pico de energia?

Embora tenhamos dito que um pico de energia pode trazer problemas para sua segurança, este é um caso entre dezenas de milhares, talvez entre centenas de milhares de pessoas.

No dia a dia, o risco do pico de energia está muito mais associado à queima dos seus aparelhos domésticos. Isso porque é provável que o equipamento tenha sido elaborado para lidar com picos de tensão elétrica.

É comum ouvir relatos de lâmpadas aumentando o brilho, piscando e queimando, além de outros aparelhos deixando de funcionar momentaneamente sempre que há um pico — e, de fato, é uma boa razão para começar a se atentar, pois, os picos de energia podem, sim, estragar seus aparelhos. 

Picos de energia podem causar danos à saúde?

Dificilmente!

As chances de alguém sofrer com um pico de energia são baixas, a não ser que a pessoa esteja em contato direto com à eletricidade ou próxima ao local que um raio caiu. Fora essas condições externas, o pico de energia não deve causar problemas à saúde.

Já que estamos falando de condução elétrica, nada melhor do que sabermos tudo sobre os melhores condutores elétricos!

Como proteger os equipamentos de picos de energia?

Por sorte, existem tecnologias desenvolvidas para garantir a segurança dos seus eletrodomésticos durante uma alta de energia. Vamos conhecer os principais e suas características!

Estabilizador

O estabilizador foi, durante muito tempo, um item indispensável nas casas populares. Todo mundo que tinha um computador, também tinha um estabilizador e essa era uma maneira de proteger o computador de picos de tensão elétrica. 

Hoje, sabemos que, para o computador, estabilizadores não são tão indicados, mas muito úteis para outros aparelhos. Sua função — como o nome deixa claro — é estabilizar a energia para o aparelho receber sempre a mesma quantidade.

Caso a tensão aumente, o estabilizador será o responsável por desviar o excesso de energia para o fio terra da tomada.

No-Break

O No-Break é um dos aparelhos mais sofisticados para evitar os picos de tensão. Sua função não é apenas estabilizar e controlar, o equipamento consegue fornecer energia caso haja um blackout completo

Todo No-Break tem uma bateria que permite que essa função seja programada, uma boa ideia para quem precisa trabalhar mesmo com picos e quedas de energia. 

Como o No-break é um fornecedor temporário, o que acha de conferir os detalhes de um grande gerador de energia: o modelo de energia solar? Clique aqui e confira!

Filtro de linha

O filtro de linha é um dos métodos mais efetivos para fugir dos picos de energia. Esses aparelhos são ótimos, discretos e podem ser utilizados com qualquer produto. Os usuários de computadores utilizam o aparelho com desktops, substituindo os antigos estabilizadores. 

Este objeto também é utilizado como um extensor de tomada, já que ele tem duas características curiosas: no geral são longos, e também permitem que sejam colocados mais de uma tomada, servindo como um local para conectar vários aparelhos. Assim, são ótimos para serem utilizados para estender a capacidade elétrica da casa. 

Disjuntor

Por fim, temos os disjuntores. O disjuntor é de longe o modo mais prático de evitar um pico de energia. Sua função é cortar toda corrente de energia, isolando o que está instalado nele de toda corrente elétrica — esse isolamento envolve os picos de tensão. 

É um sistema utilizado em quase toda casa e pode ser instalado em posições estratégicas isolando cômodos e partes da casa da corrente elétrica. Mas, mesmo sendo muito efetivo, sua desvantagem é que corta toda alimentação de energia, não somente o seu pico. 

Os picos de energia devem ser evitados a todo custo, portanto, analise os meios de impedir essas ocorrências e aplique aquele que mais é recomendado para seus aparelhos e sua casa!

acesórios de proteção de equipamento

Gostou de saber mais sobre o tema? É válido mencionar que os picos de energias acontecem raramente, mas é importante saber o que está acontecendo e o que pode ser feito nesse momento!

Continue navegando pelo blog da Conduscamp!

5/5 - (2 votes)

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp