(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

O que é um isolador elétrico e quais suas aplicações?

Os isoladores elétricos são extremamente importantes em um projeto elétrico! Isso porque são os responsáveis por isolar os condutores para estabelecer a devida fluidez e controle sobre as correntes elétricas aplicadas na rede. Dessa forma, o dispositivo garante que a eletricidade flua apenas onde é necessária e conforme a demanda dos usuários de interruptores, equipamentos e afins.

Além de reforçar a eficiência e precisão da distribuição de energia, é possível tornar o projeto elétrico ainda mais seguro ao contar com os tipos de isoladores elétricos ideais para cada caso. Siga conferindo esse material especial do Blog da Conduscamp para se tornar compreender mais sobre o item fundamental em qualquer instalação elétrica.

Boa leitura!

Qual é a função de um isolador elétrico?

A principal função de um isolador elétrico está na sua ação de isolamento — tanto entre os demais isoladores quanto em relação ao solo — das correntes elétricas empregadas nos circuitos. Assim, o isolador consegue garantir a segurança e a eficiência dos sistemas ao prevenirem curtos-circuitos, danos aos equipamentos conectados na rede e, claro, a proteção aos usuários da rede em questão.

Indo além, os isolantes elétricos ainda são importantes para garantir a devida fixação dos fios e cabos nas estruturas, organizando-os e sustentando-os junto às paredes e afins, estruturando, em conjuntos, verdadeiras barreiras de suporte e proteção dos cabos.

Onde é possível aplicar um isolador elétrico?

É possível aplicar um isolador elétrico em uma variedade de aplicações, como em:

  • – Linhas de transmissão de energia;
  • – Redes de distribuição;
  • – Subestações elétricas;
  • – Equipamentos industriais e residenciais.

De quais materiais são feitos os isoladores elétricos?

Os isoladores elétricos podem ser feitos de uma variedade de materiais, sendo os mais comuns porcelana, vidro, polímeros em geral e cerâmicas. A variedade se deve à necessidade de atender diversas demandas em suas diferentes formas, já que cada um dos materiais apresenta propriedades elétricas e mecânicas próprias.

Logo, o que influencia a escolha do material no qual o isolador elétrico será feito é sua aplicação e condição de uso.

  • – Isoladores de porcelana, por exemplo, são conhecidos pela durabilidade e resistência física;
  • – Já os modelos em polímero são leves e absorvem melhor possíveis impactos, tornando-os ideais para uso em áreas sujeitas a vibrações e choques.

Quais os tipos de isoladores elétricos?

Existem diversos tipos de isoladores elétricos, cada um projetado para atender a diferentes condições de uso, sendo estruturados em diferentes formas e materiais. Conheça os principais modelos do mercado e as características que os tornam soluções eficientes para os projetos elétricos:

1. Isolador de pinos

O isolador de pinos recebe esse nome por conta do formato, com o encaixe para os fios sendo feitos na ponta da sua estrutura ondulada — essencial para controlar e isolar a eletricidade.

O modelo é amplamente utilizado em linhas de transmissão aéreas, sendo mais indicados, também, para isolar cabos nus e cabos cobertos, sendo geralmente feitos de porcelana, vidro ou polímero.

2. Isoladores de suspensão

Isoladores de suspensão são utilizados em linhas de transmissão de alta tensão, cenário de extrema exigência de desempenho e segurança. Pensando nisso, eles são suspensos verticalmente e projetados para suportar grandes cargas mecânicas — com sua produção também sendo pensada para a aplicação em áreas sujeitas a condições climáticas severas, como ventos fortes e tempestades.

Sua estrutura é formada por uma barra isolante que possui dois terminais (um olhal, redondo, e outro em garfo) e anéis poliméricos distribuídos por toda a sua extensão.

Aproveite para conferir os detalhes que compõe os cabos de média tensão!

3. Isoladores de poste

Como o nome já entrega, os isoladores de poste são específicos para executar a função de isolamento e fixação dos cabos de energia mesmo na vertical, junto aos postes, colunas e afins. Eles são comumente encontrados em redes de distribuição de energia elétrica em áreas urbanas e rurais.

Outro diferencial importante do isolador é a roldana, própria para estruturar a fiação com maior praticidade, organização e eficiência. As principais versões de isoladores de postes são feitas em aço carbono, com as roldanas podem ser feitas em fibra de vidro.

4. Isoladores de pedestal

Os isoladores de pedestal estão entre as opções mais indicadas para suportar cargas mais pesadas, sendo também mais robustos e resistentes fisicamente — estruturados, majoritariamente, em porcelana. Estes isoladores são instalados em bases sólidas, feitas de metal ou até mesmo concreto — estruturando, assim, o pedestal que dá nome ao isolador.

As características destacadas tornam os isoladores de pedestal ideais para atender as demandas de instalações de subestações elétricas e de contextos com consumo de energia de nível industrial.

Aproveite para conferir mais detalhes sobre as linhas de transmissão, fiações mais indicadas para esse tipo de projeto elétrico!

5. Isoladores de bucha

Esses isoladores de bucha são projetados para isolar circuitos elétricos diretamente em equipamentos de instalações elétricas, como transformadores, disjuntores, geradores e capacitores. Eles garantem a segurança e a confiabilidade dos dispositivos, facilitando a conexão elétrica sem comprometer o isolamento desde essas fontes de transformação e distribuição de energia.

Agora você conhece tudo sobre os principais tipos de isoladores e suas aplicações! Volte sempre que quiser à página para conferir os detalhes dos modelos aqui destacados e ter certeza de que suas instalações elétricas terão a devida estrutura para oferecer isolamento e sustentação aos fios que conduzirão a energia.

Siga no blog da Conduscamp para aprender, também, sobre as principais definições e características dos sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos e as situações em que cada tipo deve ser aplicado.

Até o próximo post!

Avalie este artigo

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp