(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

110 ou 220? Quais as diferenças e detalhes de cada voltagem

Saber se a voltagem de sua casa ou espaço de trabalho é 110 ou 220 é de grande importância. Estas são as duas voltagens utilizadas no Brasil e, de maneira mais geral, são as tradicionais para todo o continente americano — em especial, a 110.

A questão impacta de maneira direta no modo como equipamentos eletrônicos lidam com a instalação elétrica em que são conectados, podendo até mesmo ter consequências graves para o produto caso seja ligado na tensão incorreta.

Por isso, é essencial aprender sobre as diferenças entre as duas voltagens presentes nas instalações elétricas nacionais e como se adaptar para usá-las. Conte, portanto, com esse post especial da Conduscamp para te ajudar nesta importante questão. Boa leitura!

O que é 110 e 220?

As medidas de 110 ou 220 voltz representam a tensão suportada por um aparelho eletrodoméstico, não de uma demanda energética diferente. São grandezas utilizadas para definir a tensão utilizada na tomada.

É importante aproveitar o assunto para reforçar que essas voltagens não são universais. Cada país adota a sua ou pode adotar mais de uma, como o Brasil. Há, ainda, regiões onde as diferenças são ainda mais específicas e exóticas, como voltagens adaptadas. 

As diferenças devem ser conhecidas antes de acoplar um equipamento na tomada e iniciar seu uso. Se um dispositivo de 110 volts for ligado em uma fonte de 220 volts, a probabilidade dele queimar é alta, pois não foi projetado para lidar com a tensão elétrica específica.

110 ou 127?

Outra informação que vale destaque: embora a discussão e os termos utilizados popularmente sejam 110 ou 220, na verdade, não há a voltagem de 110. A voltagem adotada por nossas instalações é de 127 volts, mas que se convencionou a ser chamada de 110 volts, até mesmo para se adaptar às normas universais.

Qual a diferença entre 110V é 220V?

Quando falamos entre 110 ou 220, nos referimos às diferenças de voltagem, o aumento do tipo de tensão entregue por uma fonte de energia ou que um aparelho precisa para funcionar. Confira mais detalhes das diferenças:

110V

É um sistema elétrico com uma voltagem mais baixa. Geralmente, é usado em residências e algumas pequenas instalações comerciais. Dispositivos que funcionam com essa voltagem geralmente consomem menos energia, sendo projetados para operar nesse nível de voltagem.

220V

Sistema elétrico com uma voltagem mais alta. É comumente encontrado em instalações comerciais, industriais e algumas residências. Dispositivos que funcionam com 220 volts geralmente consomem mais energia e podem ser mais adequados para equipamentos que exigem uma potência maior, como eletrodomésticos pesados (por exemplo, geladeiras, máquinas de lavar roupa, secadoras) e equipamentos industriais.

  • As bitolas dos fios de aparelhos que funcionam com a tensão 220 volts costumam ser mais grossas;
  • Os tipos de tomadas, tanto as fêmeas quanto as machos, também apresentam espessuras maiores.
  • O mesmo acontece com adaptadores, pois há diferença de estrutura para atender diferentes voltagens.

Vale mencionar que não é uma diferença que necessariamente define a maneira como um dispositivo opera. Porém, uma vez que o aparelho foi criado para funcionar sob determinada voltagem, deve ser respeitado sob risco de queimar o equipamento

O que é mais vantajoso: 110 ou 220?

Quando utilizamos a fórmula de gasto de energia adotada pelas companhias para medição, vemos que não há diferença de consumo entre 110 ou 220. Ambas tensões gastam energia de maneira similar, mesmo quando colocados dois aparelhos do mesmo tipo para trabalhar com voltagens diferentes.

Portanto, não há nenhuma vantagem econômica em usar 110 ou 220, derrubando aquele velho mito que os aparelhos de 220v são obrigatoriamente mais econômicos.

Há uma vantagem implícita, entretanto, que explica o porquê a voltagem de 110 é amplamente adotada no Brasil e nos continentes americanos. Da perspectiva da segurança é mais vantajoso tomadas e fontes de energia de 110 volts, pois tomar um choque de uma voltagem de 220 é duplamente mais perigoso.

É melhor comprar eletrodomésticos 110 ou 220 volts?

Como a escolha entre as voltagens dependem do fabricante do produto, não é correto estabelecer uma vantagem sobre qual é melhor. Entre um aparelho de 110 ou 220, escolha aquele que você pode ligar em casa, compatível com suas fontes de energia de sua residência.

Mas há um diferencial para o caso de aparelhos que tem entre suas principais vantagens o aquecimento. A tensão influencia na maneira como esses eletrodomésticos podem aquecer — como nos chuveiros, que ficam quentes muito mais rápido quando ligados em fontes de 220 volts. 

Veja mais sobre os disjuntores para chuveiro e saiba como escolher o melhor para sua instalação!

O que acontece se eu ligar um aparelho na tomada errada?

Com as voltagens disponíveis em 110 ou 220, existem duas situações onde um aparelho pode ser ligado na tomada errada:

  1. A primeira é quando o aparelho é de 110V, mas é ligado na fonte de 220V. É um caso perigoso, onde o aparelho pode queimar ou ocorrer um curto-circuito.
  2. Quando um aparelho é criado para funcionar em 220V e ligado em uma fonte de 110V, não há chance curtos e nem outros riscos. Porém, o aparelho irá funcionar mal ou, em alguns casos, nem mesmo ligar. Aparelhos de voltagem 220 foram feitos para trabalhar com maior tensão, portanto uma voltagem baixa não irá suprir sua demanda energética. 

Então a tensão influencia no desempenho do aparelho?

A princípio, a tensão do aparelho não influencia no seu desempenho, pois sua arquitetura foi produzida pelo fabricante para se adequar à voltagem proposta pela embalagem do dispositivo. Ou seja, se foi feito para funcionar sob 110 volts, então oferecerá um funcionamento “perfeito” para a voltagem. 

O mesmo acontece com a voltagem de 220, se o aparelho for criado para funcionar com 220 volts, então ele terá um perfeito funcionamento sob esta tensão. Então, no fim, o debate se resume a como o aparelho foi produzido e sua arquitetura pensada. 

Gostou de saber mais sobre as principais diferenças entre as duas voltagens brasileiras: 110 ou 220? Você agora está totalmente informado a respeito de suas diferenças, quais os mitos e quais os pontos que devem ser notados para lidar com essas grandezas elétricas.

Não deixe de aplicar os conhecimentos sobre quais as tensões suportadas por seus equipamentos e também a voltagem das tomadas em sua casa. 

Aproveite para garantir mais informações também sobre os instrumentos de medida elétrica mais tradicionais do mercado!tão

Avalie este artigo

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp