(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

Tipos de tomada: conheça os modelos e diferenças dos plugs

Seja você o responsável por construções e reformas ou então esteja do lado dos clientes e contratantes, é muito importante conhecer bem os tipos de tomadas existentes.

Elas são as responsáveis por conectarem os mais diferentes tipos de equipamentos eletrônicos às instalações elétricas. Com tamanha importância, conseguindo justificar a variedade disponíveis de formas, número de pinos e demais especificidades.

Conte com o blog da Conduscamp para saber tudo o que precisa sobre cada tipo de tomada, visando esclarecer qualquer dúvida para garantir segurança e máximo aproveitamento durante o uso dos plugs.

Boa leitura!

Conheça os principais tipos de tomada para escolher corretamente

Na hora de escolher o tipo de tomada certo para integrar sua construção ou reforma, é muito importante considerar alguns aspectos fundamentais como:

  • – A voltagem e a amperagem do trecho da rede elétrica;
  • – A quantidade e os tipos de equipamentos que se conectarão ao plug;
  • – A regulamentação vigente.

Com todas essas informações definidas, você é nosso convidado para conhecer os modelos e suas diferenças:

1. Tomada de energia

O plug de energia padrão é a forma mais conhecida dentre os tipos de tomada. Isso por conta do seu amplo uso como conector entre eletrodomésticos, eletroeletrônicos e demais equipamentos de instalação prática e uso cotidiano.

A NBR 14136 foi a regulamentação responsável pelo estabelecimento das tomadas de 3 pinos — sendo uma das hastes de metal para fase, outra para o neutro e o terceiro atuando como fio-terra.

2. Tomadas de rede telefônica e de internet

Esse tipo de tomada aparece em menor número frente à tomada padrão, mas está instalada pelo menos em um ponto das casas e estabelecimentos comerciais atuais. Isso porque é esse modelo específico (RJ45) o ideal para conectar roteadores e demais equipamentos à internet!

A tomada rede telefônica (RJ11) possui estrutura, uso e funcionamento muito similares aos casos dos plugs de cabos de internet — muito porque, até relativamente pouco tempo atrás, era o mesmo sistema e estrutura de rede que fornecia tanto telefonia, quanto internet para casas, escritórios e afins.

3. Tomada de sobrepor

Essas são alternativas versáteis e extremamente práticas desde a sua instalação, considerando que seu estabelecimento não exige a criação de novos pontos de energia, mas sim do reaproveitamento mais inteligente de pontos já existentes.

Elas podem ser instaladas tanto nas paredes quanto em móveis específicos, estando também disponíveis em modelos simples, duplos e até mesmo com interruptores embutidos!

4. Tomada USB

Os plugs USB são inovações que acompanham as tecnologias atuais, funcionando como tomadas tradicionais, mas que conseguem facilitar a vida do usuário com seu encaixe em forma de USB.

Assim, celulares e demais aparelhos móveis podem ser facilmente carregados mesmo sem a base com pinos. Eletroportáteis menores, como abajures e ventiladores, também podem se beneficiar da tomada USB.

4. Tomada inteligente

Seguindo na linha da modernidade, as tomadas inteligentes vão além da conexão entre aparelho e rede elétrica, transformando eletrodomésticos e similares em aparelhos modernos, capazes de serem operados mesmo à distância.

Por ser equipada com rede Wi-Fi, a tomada inteligente permite ligar ou desligar dispositivos remotamente via smartphones, ou até mesmo por voz em dispositivos de voz como as assistentes virtuais.

Os principais tipos de plugs para tomadas

Com as estruturas e funções principais bem definidas, é hora de destacar os principais aspectos dos plugs e, consequentemente, dos conjuntos de pinos necessários para concluir a instalação.

São variações que se originaram a partir das diferentes regulamentações existentes ao redor do mundo — isso, além das atualizações do conceito em solo brasileiro:

  • Tipo N (3 pinos): Modelo vigente na regulamentação brasileira, sendo o mais encontrado atualmente. Seu estabelecimento se deve ao fato da adição do terceiro pino — responsável por realizar o aterramento que deixa o uso e a instalação de aparelhos com alto consumo energético mais seguros;
  • Tipo C (2 pinos) e tipo A (2 pinos chatos): Similares aos antigos plugs do Brasil, seguindo com o padrão mais utilizado no mundo. Ambos seguem presentes no restante dos países sul-americanos, enquanto o tipo C se popularizou na Europa e o A na América Central e no Japão;
  • Tipo B (2 pinos chatos e um redondo): Era o outro modelo que teve amplo uso no nosso país junto aos tipos C e A, mas caiu em desuso mesmo antes da chegada da NBR 14136.Confira também: saiba como escolher o fio certo para cada tomada!

Agora você sabe as principais informações de todos os principais dados sobre tipos de tomada! Fique à vontade para conferir esse conteúdo sempre que precisar para evitar problemas e confusões quanto à instalação de eletrônicos e afins junto à rede elétrica em questão.

Siga no Blog da Conduscamp para acumular ainda mais informações importantes sobre instalações elétricas e equipamentos. Você pode, por exemplo, conhecer melhor os mais tradicionais e eficientes instrumentos para medição de grandezas elétricas.

Te vemos por lá.

Avalie este artigo

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp