Bitola de fio: o que é, qual a importância e como calcular
A vasta oferta de fios disponíveis para se estabelecer uma rede elétrica é, geralmente, a dúvida principal a ser sanada. É importante saber o objetivo do sistema que esses cabos integrarão para escolher entre cabos AF, manga, de incêndio, profibus e outros. Mas existe outro elemento que precisa ser escolhido com muita atenção para garantir o bom funcionamento da rede: a bitola do fio.
Para aprender mais sobre as principais definições do que é, efetivamente, a bitola, como medi-la, a importância da escolha correta para a instalação e muitos outros aspectos, confira este post do blog da Conduscamp.
Você é nosso convidado para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e estar ainda mais preparado para trabalhar com redes elétricas e até fios de tomada.
Boa leitura!
O que é a bitola de fio?
De uma maneira direta, a bitola de fio é a medida da seção de um cabo. A seção, por sua vez, refere-se à área de um cabo ou fio.
Essa medida acaba se tornando mais precisa para definir a espessura de um cabo do que o diâmetro, considerando o dimensionamento mais completo oferecido.
E ter a definição clara da grossura do fio é importante para que a instalação funcione da maneira devida, já que quanto maior a bitola, maior a facilidade de transmissão da corrente elétrica.
Qual a importância de medir a bitola de fio?
É importante medir sempre a bitola de fio indicada para estabelecer instalações elétricas, considerando o impacto direto que a espessura do cabo tem em seu desempenho ao transmitir energia. A utilização de uma bitola de medida inferior à indicada para conduzir uma corrente elétrica específica pode causar uma sobrecarga.
Sobrecarga essa que pode danificar a integridade física do cabo, bem como a rede e o aparelho em que ele se conecta. Todos esses problemas podem propiciar desde um mau funcionamento da aparelhagem em questão até potenciais incêndios e demais acidentes graves.
Outro aspecto que exige bastante atenção em instalações em fábricas e afins são as tomadas industriais. Veja com a Conduscamp, também, mais detalhes desse importante assunto!
Como conferir a bitola de fio?
A conferência da bitola de um cabo se dá de três formas. A primeira e mais simples, já mencionada no texto, se dá com a checagem atenta das medidas descritas no cabo.
Apesar de parecer uma alternativa óbvia, é comum contar com cabos de diversas medidas em projetos elétricos que têm variadas necessidades de conexão. Assim, faz-se importante essa vistoria para diferenciar cabos.
Outra alternativa prática é a comparação direta entre cabos, caso tenha uma opção que já saiba o valor da espessura e uma outra em que a identificação está dificultada.
Entretanto, vale sempre o lembrete para o cuidado e o bom senso dessa possibilidade, uma vez que as diferenças entre cada cabo podem se dar na casa dos milímetros.
Por fim, há ainda o paquímetro, equipamento de medida capaz de te apresentar o diâmetro do cabo com precisão. Com esse importante dado, além de já ser possível diferenciar boa parte dos cabos, tem-se a base para calcular a bitola do fio.
Como calcular a bitola do fio?
É possível obter a bitola do fio por meio de uma reorganização da Lei de Ohm originária de uma expressão inicial da resistência em termos de amperagem:
R = pL/A
Ao isolarmos a área da seção transversal (A), expressamos a resistência (R) em termos de amperagem conforme a Lei de Ohm (V = I .R), onde V é a tensão. A partir daí, é possível aplicar a fórmula básica de cálculo da seção transversal e simplificar a fórmula destacada de resistência elétrica. Com esses ajustes, chegamos à seguinte equação:
A = pLI/V
Essa é a fórmula capaz de expressar a seção transversal em termos de amperagem (I), resistividade (p), comprimento (L) e tensão (V), informações complementares de fácil obtenção.
Com a equação, portanto, é possível chegar aos valores desejados e compará-los às devidas tabelas de regulação — como a NBR-5410 —, para você estipular a devida estruturação de redes e conexões elétricas.
Qual a unidade de medida da bitola de fio?
A unidade de medida da bitola de fio é o AWG — American Wire Gauge, ou medida de fio americana —, utilizado para definir a área frontal dos cabos condutores.
Sua relação com o diâmetro é diretamente proporcional, com as opções sólidas e torcidas apresentando uma distorção maior em mm.
Pronto! Agora você sabe tudo o que precisa sobre a bitola do fio, indo desde suas definições básicas à sua importância para o estabelecimento das conexões. De quebra, aprendeu maneiras práticas de conferir essa importante medida e a fórmula ideal para identificar a bitola por conta própria, caso necessário.
Siga garantindo mais conhecimentos importantes referentes ao universo das redes elétricas com o devido apoio do blog da Conduscamp! Por aqui, você também se torna um verdadeiro especialista, por exemplo, em picos de energia, aprendendo mais sobre suas possíveis causas e riscos para evitar que ocorra em suas instalações.
Aproveite para conferir cabos de cobre e cabos de alumínio de diversas dimensões na Conduscamp!
Até o próximo post!