Cabo coaxial: o que é, principais aplicações e como escolher
O cabo coaxial tem lugar de destaque entre os principais tipos de cabos ao desempenhar um papel fundamental na transmissão de sinais de alta frequência, com o modelo conseguindo cumprir a exigente função com eficiência e confiabilidade.
Siga conferindo o blogpost feito pelo blog da Conduscamp para te apresentar tudo o que precisa saber sobre os cabos coaxiais. Descubra desde suas definições básicas e principais aplicações até mesmo dicas de como escolher o cabo que melhor atenderá as demandas do seu projeto elétrico.
Aproveite o conteúdo por completo!
O que é o cabo coaxial?
O cabo coaxial é um cabo composto por um condutor central de cobre, envolvido por um material isolante, uma malha metálica e uma capa protetora externa. Toda essa estrutura oferece a segurança e a qualidade que permitem a transmissão de sinais elétricos ou de radiofrequência com muita eficiência e perda de sinal praticamente nula.
Conheça melhor todos os importantes contextos em que as características específicas do cabo coaxial fazem a diferença nas conexões! Você verá que essa alternativa é de suma importância para os sistemas de comunicação!

Quais são as principais aplicações do cabo coaxial?
O cabo coaxial é amplamente utilizado em uma variedade de aplicações, com sua participação imprescindível nas transmissões de vídeo sendo o seu principal cenário de destaque:
- Transmissão de TV a cabo e via satélite: os cabos coaxiais são próprios para transmitir tanto sinais de vídeo quanto de áudio em alta qualidade e velocidade. Por isso, são amplamente aplicados para conectar televisões a cabo ou mesmo e estruturas de parabólicas;
- Sistemas de CFTV: os modelos também são extremamente funcionais em sistemas de circuito fechado de televisão, o chamado CFTV. O cabo coaxial é usado para conectar câmeras de vigilância aos monitores ou gravadores de vídeo que compõem sistemas de segurança, permitindo a transmissão de imagens de alta resolução mesmo em longas distâncias.
- Redes de Computadores: os cabos coaxiais podem ser utilizados para conectar computadores em redes locais (LANs). Os cabos de fibra óptica aparecem como novidades capazes de substituir os modelos coaxiais nesta tarefa, mas fato é que o tradicional cabo ainda pode ser encontrado estruturando diversas redes, sendo uma opção acessível e plenamente funcional.
- Aplicações Industriais: o cabo coaxial também é amplamente utilizado em aplicações industriais, como instrumentação e controle de processos. Tamanha confiança e aplicabilidade em um meio tão exigente é devida à sua capacidade de transmitir sinais de forma confiável em ambientes adversos — já que sua estrutura base conta com malhas e capas protetoras resistentes.

Como escolher o cabo coaxial adequado?
O cabo coaxial pode variar de acordo com diversos fatores, que são muito importantes de se considerar a escolher o modelo adequado na hora de garantir os seus.
Os modelos podem apresentar variações como, por exemplo, a eficiência em lidar com diferentes impedâncias — a medida de capacidade de uma corrente —, sendo 50 ohms e 75 ohms as versões mais comuns. A escolha a partir da impedância depende da finalidade de uso, com 50 ohms indicados para a transmissão de dados e 75 ohms para áudio e vídeo.
Outra importante variação é quanto ao tipo de conector encontrado junto ao cabo coaxial, como:
- – BNC: geralmente encontrado em aparelhos de rádio;
- – F-type: TV a cabo;
- – Modelo RCA: tradicionais cabos coloridos para as entradas de áudio e vídeo.
Por fim, há ainda a consideração sobre qualidade da blindagem do cabo coaxial — capaz de afetar sua resistência às interferências eletromagnéticas externas — bem como a distância que o sinal precisará percorrer na instalação.
Cabos de maior calibre são mais adequados para distâncias mais longas, enquanto cabos mais finos são mais apropriados para distâncias mais curtas.
Veja também como metrificar sua instalação elétrica para garantir que a metragem dos fios também será correta!
O cabo coaxial é uma escolha confiável para uma variedade de aplicações de transmissão de sinais ao oferecer uma combinação única de eficiência, confiabilidade e custo-benefício. Entretanto, vale a ressalva para a importância deste tipo de cabo para o avanço das conexões e transmissões que envolviam áudio e vídeo!
Ao escolher um cabo coaxial para estruturar seu projeto elétrico se leve em consideração fatores como impedância, tipo de conector, blindagem e distância de transmissão para garantir o melhor desempenho para suas necessidades específicas.

Esperamos que você tenha gostado do material exclusivo da Conduscamp sobre os cabos coaxiais! Conte sempre com nosso blog para te fornecer mais informações sobre fios, cabos, instalações, equipamentos e tudo mais que estiver no mundo da elétrica.
Aproveite sua visita ao blog para aprender mais sobre os principais tipos de tomadas e as diferenças de cada plug. Confira informações essenciais não somente para estabelecer as tomadas certas para cada projeto elétrico, mas também para garantir a alimentação certa aos aparelhos da sua casa.
Até o próximo post!