Comunicação de dados: como funciona e principais cabos

A comunicação de dados desempenha um papel fundamental em muitas operações que envolvam transmissão de informação, comandos e afins.

Desde a automação de processos até a gestão e distribuição de grandes volumes de informação, a eficiência e a confiabilidade da transmissão de dados são essenciais para o sucesso das indústrias modernas.

Entre os componentes mais críticos dessa infraestrutura de comunicação, os cabos se destacam como parte crucial dos processos, garantindo que cada bit de informação chegue ao seu destino.

Neste blogpost, o blog da Conduscamp explora mostrará as principais bases da comunicação de dados, a importância dos cabos de rede, os diferentes tipos disponíveis e como escolher os cabos certos para suas necessidades específicas.

Boa leitura!

O que é a comunicação de dados?

A comunicação de dados é o processo pelo qual informações são transmitidas entre dispositivos eletrônicos. Isso pode ocorrer por meio de sinais elétricos, ópticos ou de radiofrequência. Portanto, o conceito é fundamental para o funcionamento eficiente de operações industriais modernas.

Setores de manufatura, energia, transportes e telecomunicações dependem de sistemas de comunicação de dados para monitorar e controlar processos, garantir a segurança e aumentar a produtividade.

Qual a importância dos cabos para a comunicação de dados?

Cabos especializados em comunicação de dados desempenham um papel vital na infraestrutura de tecnologia da informação, sendo os principais meios físicos pelos quais os dados são transmitidos.

A qualidade e o tipo de cabo utilizado podem influenciar significativamente a velocidade e a integridade dos dados transmitidos, com a qualidade dos cabos garantindo que os sinais de dados cheguem ao seu destino com mínima interferência — mesmo quando há uma alta demanda de dados a ser transmitida em um curto espaço de tempo.

Cabos de cobre e de alumínio

Em ambientes industriais, a escolha entre cabos de alumínio e cobre é influenciada por fatores como custo, peso e condutividade.

Cabos de cobre são altamente condutivos e duráveis, mas mais caros e pesados. Cabos de alumínio, por outro lado, são mais leves e menos caros, mas menos condutivos e duráveis, sendo, muitas vezes, usados em situações onde o custo e o peso são preocupações maiores do que a máxima eficiência de transmissão.

Tipos de cabos usados em comunicação de dados

Existem diversos tipos de cabos usados na comunicação de dados, cada um com suas características específicas que os tornam mais adequados para diferentes aplicações:

Cabo par trançado

Os cabos trançados — com os tradicionais cabos crossover estando entre mais tradicionais representantes desse tipo — apresentam uso mais comum em redes de dados, especialmente Ethernet.

Como o nome indica, eles são feitos em pares de fios entrelaçados para minimizar interferências eletromagnéticas. Existem versões blindadas (STP) e não blindadas (UTP), adequadas para diferentes ambientes e níveis de interferência.

Cabos coaxiais

Estes cabos coaxiais são principalmente utilizados para transmissão de sinais de TV e internet de banda larga, justamente por serem conhecidos pela sua capacidade de transmissão de alta frequência e resistência a interferências externas.

Cabo de fibra óptica

Famosos principalmente pelo uso na transmissão de internet de alta velocidade, os cabos de fibra óptica fazem uso de filamentos de vidro ou plástico para transmitir dados como pulsos de luz.

Nos demais aspectos referentes à comunicação de dados, ele vai além da velocidade ao oferecer, também, imunidade a interferências eletromagnéticas, tornando-se ideal para longas distâncias e aplicações que exigem grandes volumes de dados com alta integridade.

Envios de sinais em ambientes industriais

Há ainda um destaque especial para os cabos especializados na transmissão de dados mesmo em meio dos exigentes contextos de atividades industriais. Com diferentes funções, especialidades e características, destacam-se os modelos de:

  • Cabo de instrumentação: cabo projetado para conectar instrumentos de medição, controle e monitoramento a sistemas de aquisição de dados, sistemas de controle e similares;
  • Cabo manga: alternativa eficiente para interligar equipamentos de comunicação e transmissão de sinais;
  • Cabo AFT: utilizado em instalações eletroeletrônicas em áudio, vídeo, informática e automação;
  • Cabo Profibus: entre as versões PA e DP, apresenta potenciais de automação de processos em transmissores que coordenam dados de pressão, temperatura, posicionamentos e similares, além de a atender sistemas de automação e equipamentos descentralizados.

Como escolher o cabo certo para sua comunicação de dados?

Para selecionar o cabo adequado para uma aplicação específica de comunicação de dados, é muito importante que você considere o contexto em que a conexão precisa ser feita.

Em ambientes industriais com alta interferência eletromagnética, por exemplo, cabos blindados podem ser mais adequados para garantir a integridade dos dados.

Há ainda a possibilidade de escolher cabos com encordoamentos e proteções externas mais resistentes para as fiações que ficarem expostas ao clima, a compostos químicos e outros elementos que tragam algum risco à integridade física da conexão.

A distância da transmissão das informações a serem compartilhadas também importa, com a fibra óptica sendo, geralmente, a melhor escolha devido à sua baixa atenuação de sinal. Para distâncias curtas a médias, cabos de par trançado ou coaxiais podem ser suficientes.

Por fim, há a quantidade de dados a ser compartilhada como aspecto crucial na escolha do cabo, com a fibra óptica aparecendo como principal alternativa para uma grande demanda de volume e velocidade. Mas, caso esteja lidando com uma comunicação de dados mais simples e de menor volume, cabos crossover e coaxiais podem cumprir a tarefa sem maiores problemas.

Agora você domina as principais bases e conceitos referentes à comunicação de dados e os cabos indicados para realizar esse processo. Fique à vontade para não somente conferir o material quando quiser e garantir uma instalação bem feita, como também para conhecer mais sobre os cabos de alarme e suas vantagens de uso.

Até o próximo post!

Compartilhe:

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos. Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho. Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *