Curto-circuito: o que é, causas e como evitar a condição
O curto-circuito é um dos problemas mais comuns e perigosos que podem ocorrer na eletricidade de qualquer ambiente, seja domiciliar ou comercial. Desde que a energia elétrica passou a ser mais estudada e utilizada, é um problema que, ainda assim, ocorre mesmo com aperfeiçoamentos eletrônicos e tecnológicos.
Mesmo com aparelhos e sistemas melhores, o curto-circuito pode ocorrer, portanto, ter noção de como solucionar o problema é essencial para evitá-lo. Por isso, conheça o que é, causas, maneiras de evitar e solucionar o problema.
Vamos lá?
O que é um curto-circuito?
Primeiramente, cabe entender que o curto-circuito se trata de uma quantidade excessiva de corrente elétrica passando por um dispositivo ou condutor. O evento recebe esse nome por conta da corrente elétrica ser tão intensa que ela percorre um caminho mais curto do que o esperado para o bom funcionamento do sistema.
A principal característica notável nesse fenômeno vai desde o aparecimento de faíscas como perda total de um ou mais aparelhos eletrônicos. Podemos, também, entender o curto-circuito por meio da fórmula que associa a corrente elétrica (i) com a Tensão Elétrica (V) e a resistência do circuito (R):
i=VR
Matematicamente, percebemos que, quanto maior for o R, menor será a corrente elétrica e o inverso caso o R seja baixo. Se desejar, teste valores cada vez mais baixos para R e escolha um valor para V e o mantenha constante para verificar o comportamento da equação. O curto-circuito ocorre, portanto, na segunda opção, já que teremos um grande valor de i ao passar no sistema causado pela diminuição drástica de R.
O que provoca um curto-circuito elétrico?
Geralmente, o principal fator causador do curto-circuito é a baixa resistência elétrica do sistema. Esse fato permitirá a formação de uma quantidade maior de corrente elétrica e, dessa forma, provocará alterações que podem destruir completamente o sistema pelo excesso de energia.
Entretanto, são vários fatores que podem diminuir a resistência do sistema elétrico — possibilitando chancesc para acontecer. No entanto, há outros motivos e, por isso, separamos outros problemas que podem baixar a resistência do sistema. Confira!
1. Degradação do sistema
Caso a instalação seja muito antiga, é possível que os fios tenham a sua camada de isolamento fragilizada. Com isso, os componentes ficam sujeitos à oxidação e têm a suas características de condutividade alteradas.
Como resultado, haverá correntes elétricas desreguladas, ocasionando no superaquecimento dos componentes, aumentando, consequentemente, os riscos de ocorrer um curto.
Quer saber mais sobre instalação elétrica? Veja como saber a quantidade de fio necessária para cada sistema!
2. Má formação de circuitos
Circuitos mal feitos costumam ser problemas comuns que, geralmente, só são percebidos quando algo ocorre. Desde o uso indevido componentes até a má qualidade dos materiais.
Geralmente, é possível ter um alerta de uma instalação incorreta por meio da análise das tomadas do local. Verifique se os fios estão ligados no mesmo polo ou se cada um está no polo negativo e positivo. Caso a primeira opção seja confirmada, é necessário refazer o sistema a fim de evitar sobrecarga no local.
A melhor opção é garantir que a rede elétrica seja composta por cabos de qualidade! Portanto, não deixe de adquirir bons cabos de cobre e alumínio para a sua instalação!
3. Sobrecarga elétrica
Como vimos, a sobrecarga elétrica pode ocasionar curto! Isso ocorre quando vários aparelhos estão conectados em um mesmo local.
Acontece que alguns aparelhos necessitam de um local específico para serem conectados devido ao alto consumo elétrico. Caso vários deles estejam ligados em uma mesma tomada, há riscos de uma sobrecarga acontecer devido ao superaquecimento do sistema.
Já conhece todos os tipos de tomada? Ainda não?! Então clique no link e confira tudo sobre o tema!
Como evitar um curto-circuito?
Para evitar o incidente, é preciso garantir que a resistência elétrica dos seus circuitos seja suficiente. Dessa forma, é possível verificar se a corrente elétrica é a ideal para suprir as demandas dos seus aparelhos e como o sistema elétrico do seu local a oferece.
A fim de compreender isso, confira formas de evitar o problema!
Verifique a voltagem determinada para o aparelho
A primeira forma de evitar um curto-circuito é realizar a leitura da voltagem que seus aparelhos necessitam para o bom funcionamento. Leia atentamente as instruções fornecidas, pois assim você consegue entender a aplicação do equipamento.
Quer saber mais sobre a voltagem? Temos um conteúdo exclusivo sobre as diferenças entre 110 e 220!
Avalie a instalação elétrica do local
Verificar a qualidade da instalação elétrica do lugar permitirá que você entenda como a eletricidade vai se propagar em seus aparelhos. Consequentemente, será possível notar se ela consegue atender às suas demandas.
Vale comentar que existem diversas variáveis que podem alterar o estado de um sistema elétrico, como o clima do ambiente, que afeta diretamente na degradação temporal dos materiais. Logo, caso isso não seja observado com atenção, aumentam-se as chances de gerar problemas para o sistema elétrico.
Observe os sinais de curto-circuito no local
Os sistemas elétricos costumam revelar alguns sinais de que há problemas e, portanto, precisam ser interpretados adequadamente. Por isso, esteja atento a cheiros de queimado, por exemplo, por ser um dos primeiros sinais de chances de incêndio elétrico que costumam ser causados por curtos circuitos.
Outros sinais reveladores são: o aquecimento dos fios e a constante saída de fumaça dos aparelhos. Ambos revelam que os condutores de eletricidade estão com problemas e, portanto, os riscos de acidentes elétricos são altos.
Para ajudar na segurança, o ideal é investir em cabos de incêndio! Assim, além das instalações serem elaboradas com produtos de qualidade, você também zelará pela qualidade dos seus itens e, principalmente, pelo bem-estar de quem está no ambiente.
Use disjuntores e fusíveis
Disjuntores e fusíveis conseguem verificar diferenças de corrente elétrica, evitando altas quantidades de carga elétrica.
Ao interpretar os sinais de curto-circuito, mas sem identificar a causa real, o correto é desligar a energia geral do lugar. A partir disso, é possível tomar providências e evitar problemas maiores.
Como resolver um curto-circuito?
Para solucionar um curto-circuito, é necessário detectar os sinais e chamar um profissional. Com um especialista para analisar o curto, há uma garantia de solução do problema. Vale comentar que, em casos de incêndios elétricos, nunca jogue água, pois apesar de ser intuitivo, a água conduz eletricidade e o resultado disso será o agravamento da situação.
Percebe-se como o curto-circuito pode causar consequências graves. Entretanto, há maneiras de lidar com o problema, certo? Então, se você tem outras dúvidas, entre em contato com a Conduscamp, será um prazer ajudá-lo.