Instrumentos de medida elétrica: conheça os 9 principais
Sabemos que a energia é uma grandeza bastante volátil — certo? Para utilizá-la da maneira correta, é preciso entender a quantidade de eletricidade com que estamos trabalhando. E para isso, temos os instrumentos de medida elétrica.
Os aparelhos podem medir com precisão a eletricidade em determinada corrente, facilitando assim o dia a dia de profissionais e empresas.
Venha conhecer quais são e em que situação o uso de cada um é recomendado. Conheça que tipo de profissional e setor costuma utilizá-los e qual a sua relevância para o mercado!
A principal função do voltímetro é medir a tensão elétrica de baterias. Ele consegue definir em que etapa da vida útil a bateria está, inclusive se ela está prestes a desligar.
A função principal de um voltímetro é estabelecer o valor da tensão elétrica de um circuito. A ferramenta também pode ser utilizada para verificar incorreções de voltagem, mas também para confirmar se um dispositivo está recebendo a voltagem correta.
Vale mencionar que os voltímetros podem ser digitais ou analógicos.
– Os digitais mostram os valores numéricos diretamente em um display;
– Já os analógicos utilizam um ponteiro e uma escala graduada para realizar as indicações.
A principal função do voltímetro é medir a tensão elétrica de baterias. Ele consegue definir em que etapa da vida útil a bateria está, inclusive se ela está prestes a desligar.
O amperímetro — ou alicate amperímetro — é um dos instrumentos de medida elétrica mais comuns do mercado, onde a principal função é medir o ampere.
O ampere é uma unidade elétrica muito relacionada com a corrente que é o foco do amperímetro. Esse é um dispositivo comum e indispensável para eletricistas, por ser uma das formas mais eficazes de verificar se uma corrente está funcionando.
E ele não apenas identifica a corrente, mas também informa seus valores, dando a perspectiva exata para quem está fazendo as análises ter certeza da corrente do local.
A eletricidade tem uma relação muito distinta com o magnetismo. O galvanômetro possibilita medir estas interações entre energia elétrica e campos magnéticos.
Quando uma certa quantidade de eletricidade é lançada sobre um local onde há a presença de um campo magnético, ela pode, dependendo das duas grandezas, ser impactada pelo magnetismo.
Dependendo do modo como o impacto acontece, a energia elétrica irá se comportar de maneiras diferentes. Para prever e entender esse comportamento e até que ponto a influência do magnetismo é sentida pela corrente, usamos o galvanômetro.
A grandeza de ohms é uma das mais tradicionais em medidas elétricas. Essa grandeza, em específico, permite calcular a resistência elétrica que um corpo oferece à eletricidade.
O ohmímetro é um aparelho utilizado para entender qual a resistência que um circuito ou mesmo componente de um eletrônico está oferecendo para a eletricidade.
Raramente encontrado como um dispositivo individual, o ohmímetro é, geralmente, encontrado como uma função de outros aparelhos como o multímetro. Mas não pense que isso faz dessa função desnecessária, já que ela é essencial para profissionais eletricistas.
Essa peça com nome curioso é um dos instrumentos de medida elétrica que mede os sinais elétricos por meio de um gráfico sinuoso.
O osciloscópio é ligado a uma tela que, enquanto monitora os sinais elétricos, gera um gráfico parecido com um frequencímetro de hospital — o aparelho utilizado para monitorar batimentos cardíacos. Daí o nome do dispositivo: ele analisa oscilações de energia.
O osciloscópio é muito utilizado para identificar peças defeituosas em eletrônicos, por meio do seu gráfico é possível identificar alterações no funcionamento de outros dispositivos.
6. Capacímetro
Os capacímetros têm a função de armazenar cargas elétricas — além de serem bastante utilizados em eletrônicos.
Sua função primária seria armazenar a energia elétrica quando há algum tipo de alteração na corrente para não desequilibrá-la. Entretanto, os capacitores também podem ser utilizados como pequenos depósitos de energia, já que conta com a função de armazená-la.
Mas para saber com assertividade o quanto de energia um capacitor é capaz de suportar, eletricistas e profissionais utilizam o capacímetro.
O aparelho oferece com precisão quanta energia que os capacitores suportam, dando uma margem exata para quem está criando o circuito trabalhar.
Já citamos um tipo de frequencímetro em nosso artigo, o hospitalar. Embora sejam dois tipos de frequencímetros diferentes, eles permitem a visualização e monitoração de um sinal periódico.
Sua medição se dá em hertz — a grandeza padrão para frequências —, e, com ele, é possível monitorar instalações elétricas domiciliares, geradores de energia, transformadores e outros aparelhos.
A sua principal vantagem está na precisão da medida, uma vez que ele pode ignorar ruídos e outras poluições para dar o valor exato da frequência, e ainda pode medir uma variedade de sinais diferentes.
Se você é familiarizado com grandezas elétricas, certamente conhece os watts — uma grandeza internacional, que indica uma potência elétrica, utilizada em todo o mundo.
Os watts se tornaram ainda mais relevantes quando os aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos se popularizaram, já que uma maneira fácil de identificar a capacidade desses aparelhos e analisar a quantidade de watts que eles utilizam.
A potência elétrica indica a capacidade de produção e trabalho desses eletrônicos, sendo o valor que mostrará quanto de energia elétrica precisam para funcionar. Ou seja, os watts de um ventilador, por exemplo, indicam a quantidade de energia gasta para fazer com que suas pás girem e produzam vento.
Isso significa que o wattímetro é um dispositivo utilizado para medir a potência elétrica, tanto aquela fornecida pelo circuito quanto a potência elétrica que ele é capaz de dissipar. A ferramenta é indispensável para eletricistas e profissionais que trabalham com circuitos.
Chegamos ao principal entre os instrumentos de medida elétrica, o multímetro é um dos aparelhos mais utilizados por profissionais eletricistas que trabalham com este tipo de instalação.
O multímetro tem mais de uma função, e já até mencionamos algumas delas em nosso artigo. Com ele é possível realizar medições fundamentais para uma instalação ou para a montagem de um circuito, como:
– Corrente contínua;
– Corrente alternada;
– Resistência do circuito.
Por se tratar de um aparelho muito famoso, há versões mais tecnológicas e digitais do dispositivo disponível no mercado. Antes de comprar, veja qual aquele que mais se adapta ao seu uso e necessidades.
Caso queira saber mais sobre o multímetro, temos um conteúdo exclusivo sobre o aparelho! É só clicar aqui e conferir.
Gostou de saber as informações sobre os principais instrumentos de medida elétrica? Todos são extremamente úteis para realizar serviços, manutenções ou análises de energia!
Se você curtiu o nosso conteúdo, continue navegando pelo blog! Por aqui, temos posts que certamente vão te interessar, aproveite!
3.8/5 - (15 votos)
Conduscamp
Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.
Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.
Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.
Utilizamos cookies e informações da sua navegação para melhorar sua experiência como usuário, auxiliar nosso modelo de negócio e aperfeiçoar os produtos e serviços que você tem interesse.AceitarNão aceitarPolítica de Privacidade