(19)3738-3399 | Seg à Sex. das 08h-18h 

Mufla elétrica: o que é, características e funcionalidade

Para garantir que as máquinas e equipamentos de uma empresa tenham um bom desempenho, é essencial que a mufla elétrica funcione corretamente — em especial para edifícios e comércios que utilizem transformadores.  

É preciso compreender as propriedades e por que ela possui tamanha serventia para entender melhor o funcionamento deste tipo de terminação elétrica.

Confira detalhes, funcionalidades e características que fazem parte das muflas elétricas.

O que é uma mufla elétrica?

Uma mufla elétrica é um dispositivo aplicado em emendas de cabos elétricos de média e alta tensão. É uma peça isolante que protege a conexão entre os cabos, visando uma conexão segura e confiável!

A mufla é utilizada, geralmente, em sistemas de distribuição elétrica que trabalham com cabos isolados com XLPE (Polietileno Reticulado) ou EPR (Etileno-Propileno), amplamente utilizados em projetos de média e alta tensão.

Aproveite para conferir os cabos de média tensão em alumínio e cobre na Conduscamp!

Para que serve a mufla elétrica?

Uma mufla elétrica pode ter mais de uma função, mas a principal delas é assegurar o isolamento dos cabos condutores de energia e justamente por isso outras funções são atribuídas ao dispositivo. 

  • – Finalizar o campo de eletricidade, que geralmente se faz presente em condutores de energia. Dessa maneira, a mufla elétrica consegue evitar que a carga seja perdida, em outras palavras a energia não é desperdiçada; 
  • – Diminuir o efeito corona, que se caracteriza pelo campo eletromagnético que se encontra em volta da mufla e sua visualização é possível com equipamentos de UV, pois não pode ser visto de maneira convencional. O efeito corona é realizado enquanto as muflas estão em seu momento de maior atividade e temperatura, evitando superaquecimento e curtos-circuitos — que estão relacionados à amperagem dos cabos
  • – Também podem ser usadas nas ligações elétricas construídas abaixo da terra. Assim, ligações externas e subestações conseguem se conectar com maior facilidade, oferecendo a passagem de corrente para edifícios ou indústrias em estado de média tensão.

A função da mufla elétrica pode ser aproveitada em diversas ocasiões em uma rede elétrica, oferecendo maior segurança ao promover o isolamento dos cabos elétricos, tornando o sistema de eletricidade bem-acabado e com menos chances de acidentes em prédios e indústrias. 

Aproveite para conhecer os detalhes do pico de energia!

Como funciona uma mufla elétrica?

O funcionamento da mufla elétrica acontece quando a mesma está posicionada na ponta de um cabo condutor de energia e também na outra ponta, onde se encontra um cabo utilizado em aterramento. O espaço deixado entre o ponto de ambos é de 15 centímetros aproximadamente. 

O nome dado a esta ação é “distância entre fase e terra” onde o cabo condutor de energia é o de fase e o outro cabo, usado no aterramento, o terra. Este afastamento é proposital, por ter a finalidade de evitar possíveis curtos-circuitos

Vale ressaltar: os modelos das muflas também devem ser considerados, isso porque o acúmulo de calor deve ser evitado a fim de não gerar problemas elétricos, como confrontos entre tensões. 

Como funciona a mufla elétrica em transformadores?

Quando há transformadores envolvidos, o uso das muflas torna-se ainda mais indispensável! Sem o acabamento, o cabo condutor de energia seria conectado diretamente ao transformador — o que poderia gerar acidentes como curtos-circuitos e possíveis fugas de energia, sendo um risco para prédios capazes de receber grandes tensões. 

Com a mufla elétrica, a energia recebida de uma subestação se transforma em uma baixa energia, viabilizando eletrodomésticos e eletrônicos a serem utilizados em casa sob uma baixa pressão, sem o risco de acidentes. 

As muflas podem ser facilmente localizadas entre os fios de média e alta tensão, oriundos das redes de distribuição de energia e o transformador dos prédios.

Então, não deixe a segurança de lado e sempre que possível, invista em cabos de alumínio e cabos de cobre de qualidade!

Quais os tipos de mufla elétrica existentes?

O mercado possui vários tipos diferentes de mufla elétrica e terminações. Na hora da compra, é muito importante considerar o tipo de material escolhido e para qual será a finalidade do tipo de acabamento. 

Alguns tipos de terminações são muito comuns de serem encontrados, uma vez que os sistemas elétricos com baixa tensão são os mais utilizados em edifícios e maquinários de grandes indústrias.

Confira os tipos de muflas elétricas!

1. Internas e externas

Apesar de serem parecidas, elas possuem diferenças!

No quesito resistência, as muflas externas se mostram mais resistentes, uma vez que são devidamente preparadas para as ações da natureza. Enquanto as internas são delicadas e lisas. 

As muflas internas também se diferenciam por conta de sua ligação no quadro de energia dos imóveis. Consequentemente, as muflas internas são mais aplicadas em residências.

2. Termocontrátil e termocontrátil a frio

O tipo termocontrátil é muito usado em subestações convencionais, proporcionando maior resistência à temperatura por conta da composição de seu material (porcelana). O mesmo também possui catalisadores, agentes de cura, retardantes de antichamas e estabilizadores contra os raios ultra violeta. 

Já os modelos termocontráteis a frio se caracterizam por terem o silicone e a borracha em sua composição, se destacando por conta de sua flexibilidade — um fator importantíssimo para auxiliar montagens.

3. Push-on

A composição da mufla elétrica push-on é borracha de silicone com seu cordão de plástico ao seu entorno.

O cordão é responsável por contrair a terminação do fio quando o operador o puxa, auxiliando na tensão no final do fio

4. Modulares

No formato modular, a composição é feita com borrachas de silicone por meio de um tubo de alívio do campo energético, cobertura de aterramento e saias isoladoras, a aplicação pode variar conforme a necessidade. 

É sempre importante mencionar que a escolha dos tipos de muflas elétricas deve ser realizada de maneira cautelosa — e com muito rigor —, sempre com o intuito de evitar falhas de instalação!

Complete a leitura conferindo o nosso guia sobre o melhor condutor elétrico!

Como fazer a manutenção de uma mufla elétrica?

Com o passar do tempo, as muflas podem passar pelo processo de degradação, sendo necessário realizar manutenções preventivas a fim de evitar a deterioração do acabamento e a queda de sua funcionalidade. 

A manutenção tem como finalidade garantir o pleno funcionamento das muflas. Ou seja, sem fuga de corrente elétrica e sem fissuras e alterações em seu revestimento.  

Para isso, são realizados testes com o megômetro, um tipo de equipamento que consegue detectar o nível de isolamento que a mufla elétrica está proporcionando. Com o resultado abaixo do esperado, é indicado que o acabamento seja substituído.

A mufla elétrica é um componente necessário nos sistemas elétricos para garantir a segurança dos cabos por meio do isolamento. Por isso, seguir com a manutenção e se atentar aos tipos é fundamental para promover um bom funcionamento da eletricidade, seja de maneira interna ou externa. 

Gostou de saber todos os detalhes das muflas elétricas? Aproveite para continuar explorando o nosso blog e aprendendo cada vez mais conteúdos voltados à energia!

3.2/5 - (5 votes)

Conduta ética, comprometimento, responsabilidade, respeito, qualidade, diversidade, transparência, credibilidade e excelência, essas são algumas palavras que evidenciam os valores da Conduscamp, empresa referência em cabos elétricos há mais de 25 anos.

Trabalhar com condutores elétricos é uma grande responsabilidade, a aplicação correta dos produtos ajuda a evitar incêndios, super aquecimentos e danos a equipamentos. É por isso que trazemos conteúdos informativos sobre os cuidados ao adquirir um cabo elétrico; a importância de cabos de qualidade em uma instalação; para que serve cada modelo e outras dúvidas do nicho.

Isso porque o objetivo da Conduscamp é auxiliar a sociedade a continuar se desenvolvendo com qualidade e segurança, seja em residências, empresas ou qualquer outro ambiente que necessite de condutores elétricos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(19)3738-3399 | (19)97406-4137

Conduscamp